Estudo mostra que houve uma retração de 8% nos preços dos produtos lácteos no terceiro trimestre de 2023, em comparação ao ano anterior. A queda impactou negativamente o faturamento do setor varejista alimentar, segundo o estudo realizado pela Scanntech, líder em inteligência de dados para o varejo. O relatório mostra que no período o leite teve um crescimento de apenas 1% no volume de vendas e uma redução de 6% no faturamento. Desde julho - quando a retração nos preços dos produtos lácteos atingiu 13% - os preços dos lácteos tem desacelerado, chegando em a -3%.
Entre os diversos tipos de queijo, a muçarela lidera com 61,6% do faturamento da categoria no terceiro trimestre de 2023, seguida pelo queijo tipo prato, com 8,6%. Nesse período, o preço da muçarela caiu 20%, o que resultou em um aumento de 14,2% no volume vendido em comparação com o mesmo período de 2022. O queijo tipo prato, por outro lado, teve uma queda de preço de 11% e seu volume de vendas diminuiu 0,4%. Em relação à preferência de pesagem de queijos, os consumidores brasileiros optam por unidades de peso fixo (embalagens fechadas) em vez de variáveis (a granel).