Dados tema: 4
HOME | Notícias | Previsão do Tempo

Sul do Brasil pode registrar neve pela primeira vez em 2025

Entre os dias 28 e 29 de maio, a combinação de uma forte frente fria e um ciclone extratropical deve criar as condições ideais para a queda de neve no Sul do país

Sul do Brasil pode registrar neve pela primeira vez em 2025

Foto: Urubici, SC, Getty Images

Foto do autor Redação RuralNews
27/05/2025 |

Nos últimos dias de maio de 2025, o Sul do Brasil deve enfrentar um fenômeno climático incomum para esta época do ano. Segundo a Climatempo, uma forte frente fria avança pelo território acompanhada de um ciclone extratropical e uma onda de frio intensa, trazendo não apenas temporais e ventos gelados, mas também a possibilidade de neve.

Esse cenário ocorre graças à presença de uma atmosfera muito fria e úmida, condição essencial para que a neve e outras formas de precipitação invernal possam se formar entre os dias 28 e 29.

Publicidade
Alexa
Publicidade
Banner publicitário

No dia 28, o ciclone extratropical vai impulsionar a umidade do oceano em direção à região serrana do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, enquanto o ar frio da onda de frio avança com força. A presença de uma baixa pressão atmosférica em altitudes elevadas sobre o Rio Grande do Sul ajuda a concentrar essa umidade, levando o ar gelado para as camadas mais altas da atmosfera, criando o ambiente perfeito para a formação de nuvens com cristais de gelo e neve.

A Climatempo destaca que as melhores chances de neve devem ocorrer do fim da tarde do dia 28 até a manhã do dia 29, especialmente nas áreas mais altas das serras gaúcha e catarinense.

Cidades como Bom Jesus, São José dos Ausentes, São Joaquim, Urupema e Urubici estão na rota do fenômeno, mas também não se descarta neve em altitudes menores na serra gaúcha, em locais como Gramado, Canela e Caxias do Sul. No sul do Paraná, a previsão indica menor probabilidade de precipitações invernais, mas não é impossível.

Sul do Brasil pode registrar neve pela primeira vez em 2025

No dia 28/5/25, a presença de uma baixa pressão atmosférica em torno de 5 km de altitude, será muito importante para gerar as condições para neve no Sul do Brasil (Fonte: Climatempo)

Com o avanço do dia 29, a umidade e a nebulosidade começam a diminuir com o afastamento do ciclone e da baixa pressão em altitude, reduzindo as chances de neve.

No dia 30, o Sul já estará sob a influência de um ar seco e gelado, encerrando o período de precipitações invernais e dando lugar a um cenário favorável para a formação de geadas em amplas áreas da região.

Sul do Brasil pode registrar neve pela primeira vez em 2025

Áreas com possibilidade de ocorrência de precipitação invernal entre os dias 28 e 29 de maio de 2025 (Fonte: Climatempo)

TAGS: #Sul # Brasil
# Neve # Frente Fria # Climatempo # Ciclone Extratropical
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

Publicidade
Aspirador Robô
Publicidade
Dutra Máquina
Publicidade
Banner publicitário