RS tem alerta de chuvas intensas e ventos costeiros, aponta Inmet

Os volumes devem ser de 50 a 100 mm por dia, com ventos de 60 a 100 quilômetros por hora
Imagem do autor

Publicado em 15/04/2024

O final de semana foi marcado por chuvas intensas no Oeste e Litoral Norte do Rio Grande do Sul, bem como em diversas cidades do Sul de Santa Catarina e da Grande Florianópolis. No estado gaúcho, uma das regiões mais atingidas foi Quaraí, na Fronteira Oeste. A cheia do rio Quaraí, que divide o município com Artigas, no Uruguai, deixou a ponte da Vila Gaudêncio Conceição totalmente submersa.

As autoridades uruguaias estimam que o rio Quaraí pode superar a cota de alerta, passando de 10,20 metros.Houve chuva extrema também no Litoral Norte e na Serra Gaúcha, com cerca de 300 mm. De acordo com dados de estações meteorológicas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores volumes de chuva nos últimos cinco dias no Rio Grande do Sul, desde que teve início o período de instabilidade até o meio-dia de domingo, foram de 161 mm em Tupanciretã, 124 mm em Ibirubá, 121 mm em Dom Pedrito e 120 mm em Santiago.

O Inmet emitiu dois alertas laranja para o Rio Grande do Sul, avisando sobre chuvas intensas e intensificação dos ventos costeiros nas regiões litorâneas. entre Chuí e Torres. O Inmet afirma que a intensificação dos ventos pode movimentar dunas de areia sobre construções na orla.A chuva deve ser de 50 a 100 milímetros por dia, com ventos de 60 a 100 quilômetros por hora.
Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso tem validade até o fim da tarde de terça-feira (16).A instabilidade predomina hoje e amanhã, mas ainda na quarta-feira deve chover em algumas áreas à medida que uma frente fria se afasta. Uma área de baixa pressão reforça a instabilidade e uma frente fria se desloca pelo Sul amanhã, trazendo chuva generalizada.

Deve chover forte com altos volumes em diferentes pontos, o que preocupa porque há áreas com inundações no Oeste gaúcho e no Leste catarinense.



TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.