O ar quente e úmido está espalhado sobre quase todo o Brasil e permite a formação de muitas nuvens carregadas sobre a maioria das áreas do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e em parte da Região Norte. Vários locais destas Regiões podem ter chuva forte.
A presença de uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, e uma frente fria que avança do Sul para o litoral de São Paulo aumentam as condições para chuva no Sul do Brasil, em parte do Sudeste e em Mato Grosso do Sul.
Previsão do tempo para o Brasil para 31/10/2023 - terça-feira
Região Sul
A recente passagem de uma frente fria deixou áreas de instabilidade sobre a Região Sul, que provocam mais chuva nesta terça-feira. Mas a entrada do ar frio de origem polar sobre o Rio Grande do Sul reduz as condições para chuva neste estado.
No Paraná e em Santa Catarina, a situação ainda é de alerta para chuva forte e volumosa, que pode ocorrer várias vezes ao longo do dia. Os dois estados passam o dia com muita nebulosidade, mas podem ter períodos com mormaço. As capitais Curitiba e Florianópolis também podem ter chuva forte.
Já no Rio Grande do Sul, o sol aparece entre muitas nuvens, mas ainda há condições para chuva na maior parte do estado. Não chove apenas no centro-oeste e sul do estado. Pode chover com moderada a forte intensidade em Porto Alegre, no leste gaúcho e divisa com Santa Catarina.
Região Sudeste
O ar quente e úmido predomina sobre a Região Sudeste e nuvens carregadas ainda crescem por toda a Região. Há risco de chuva forte em todos os estados, mas a chegada de uma frente fria aumenta o risco de temporais sobre São Paulo, no centro-sul de Minas e no interior do Rio De Janeiro.
A maior parte do Sudeste tem períodos com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. No oeste e sul de São Paulo, a chuva já começa na madrugada e manhã.
O dia é abafado em todo o Sudeste.
Região Centro-Oeste
O ar quente úmido predomina sobre o Centro-Oeste do país e nuvens carregadas crescem sobre quase toda a Região. Apenas o nordeste de Mato Grosso tem um dia com sol e tempo seco.
Nas demais áreas de Mato Grosso, no Distrito Federal e em Goiás, o sol aparece em grande parte do dia e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade no oeste de Mato Grosso e no sudeste de Goiás.
Em Mato Grosso do Sul, o risco de temporais é maior porque este estado sente a influência da passagem de uma frente fria pelo estado de São Paulo e de um centro de baixa pressão atmosférica sobre o norte do Paraguai. O centro, sul e leste de Mato Grosso do Sul tem chuva a qualquer hora e o restante do estado terá pancadas a partir da tarde.
Região Nordeste
O ar seco continua predominando sobre o Nordeste do Brasil dificultando a formação de nuvens carregadas e de chuva sobre a maior parte da Região.
Quase todo o Nordeste tem um dia com sol forte, poucas nuvens e sem chuva.
Pode chover rapidamente no litoral entre Pernambuco e Sergipe e no litoral do Maranhão
No oeste e sudoeste da Bahia ocorrem pancadas de chuva com raios, a partir da tarde, mas o sol aparece forte.
Região Norte
O ar seco predomina sobre parte da Região Norte, deixando quase todo o Pará, a maior parte de Roraima, do Amapá e Tocantins com predomínio de sol e sem chuva.
Algumas pancadas de chuva podem ocorrer no extremo norte do Amapá, no sudoeste do Pará, no extremo sul do Tocantins e de Roraima.
O Amazonas, o Acre e Rondônia têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte no sul do Amazonas, Acre e Rondônia.