Previsão é de temporais no Rio Grande do Sul

A partir de quarta-feira, se intensifica uma área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul
Vandré Dubiela
- Exclusivo Rural News
Publicado em 21/05/2024

Nesta terça-feira, uma área de baixa pressão sobre o Paraguai está projetada para influenciar a umidade no Rio Grande do Sul. O dia teve início com céu encoberto. Há possibilidade de chuva desde a manhã na fronteira oeste do estado.


Mapa de risco de temporais no sul do Brasil nesta terça-feira, 21 de maio de 2024. Fonte: Climatempo.
Mapa de risco de temporais no sul do Brasil nesta terça-feira, 21 de maio de 2024. Fonte: Climatempo.



Prevê-se pancadas de chuva com intensidade moderada a forte, acompanhadas por raios e ventos de até 70 km/h, principalmente na região da Campanha e no sul do estado. Em contrapartida, em Porto Alegre, espera-se um dia ensolarado, com chuva prevista apenas para o período da noite. Não há previsão de chuva para as áreas do norte e serra.





A partir de quarta-feira, se intensifica uma área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, gerando uma frente fria que se desloca em direção ao Sudeste, mas permanece provocando instabilidades no Sul do país. Como resultado, espera-se um dia chuvoso no centro-sul gaúcho, com pancadas volumosas e frequentes em um solo já saturado. Há um alerta para o risco de novos problemas, como enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente em cidades como Bagé, Uruguaiana e Pelotas.





Os temporais avançam para o norte e região metropolitana de Porto Alegre na quinta-feira (23). Prevê-se que as chuvas persistam em todo o território, com volumes significativos esperados para a capital, norte e serra.





O cenário se repete na sexta-feira (24), com pancadas de chuva generalizadas em todo o estado. Somente no sábado (25) é que se espera uma diminuição na intensidade e abrangência das chuvas. A previsão indica pancadas rápidas e irregulares, principalmente na faixa litorânea, enquanto o sol retorna às demais áreas.






Sobre o autor Vandré Dubiela

Com mais de três décadas dedicadas ao jornalismo, iniciou a carreira no Jornal O Paraná, de Cascavel, passando pelas principais editorias. Conta com textos e fotografias publicados nos principais meios de comunicação nacional, entre os quais a Folha de São Paulo, Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo e Revista Grid. Atuou ainda como produtor da TV Tarobá, afiliada da Band e como editor de portais de notícias. Também é autor do livro AREAC 50 anos – Pioneirismo na defesa e na valorização da agronomia paranaense. Nos últimos anos, se especializou em agronegócio, produzindo reportagens e artigos do gênero, inclusive trabalhos dedicados à OCEPAR (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.