HOME | Notícias | Previsão do Tempo

Previsão do tempo para terça-feira (02/12) no Brasil

Pancadas intensas, risco de temporais e rajadas de até 70 km/h atingem diferentes regiões do país nesta terça

Previsão do tempo para terça-feira (02/12) no Brasil

Instabilidades avançam pelo país nesta terça, com chuva forte e risco de temporais. Foto: Canva

790
Foto do autor Redação RuralNews
02/12/2025 |

O Brasil deve enfrentar uma terça-feira (2) marcada por forte instabilidade, de acordo com a Climatempo. Assim como nos últimos dias, o país terá pancadas de chuva moderadas a fortes, risco de temporais, rajadas que podem chegar a 70 km/h e temperaturas elevadas em todas as regiões.

Além disso, o avanço de áreas de baixa pressão, o calor e a umidade reforçam as instabilidades ao longo do dia, enquanto alguns trechos do litoral nordestino seguem apenas com chuva fraca.

Publicidade
Banner publicitário

Região Sul

A faixa norte do Rio Grande do Sul registra chuva moderada a forte desde cedo, embora a tendência seja de diminuição até a noite. O litoral também recebe pancadas. As instabilidades avançam por Santa Catarina e Paraná ao longo do dia, com chance de trovoadas.

No restante do território gaúcho, o tempo fica mais firme, e o calor aumenta. Já na Serra gaúcha e catarinense, as máximas seguem mais amenas. As rajadas variam entre 40 e 50 km/h.

Região Sudeste

Há chance de chuva no oeste, noroeste e centro de Minas desde a manhã. Em São Paulo, o oeste também recebe pancadas no início do dia. Com a formação de uma nova área de baixa pressão na costa paulista, as instabilidades ganham força entre o fim da manhã e a tarde, atingindo SP, sul e oeste de MG, RJ e norte do ES.

As pancadas variam de moderadas a fortes, com raios e risco de temporais, especialmente no sul mineiro, leste paulista e interior fluminense. No leste de Minas, o tempo permanece firme. As temperaturas seguem altas. As rajadas ficam entre 40 e 50 km/h, mas podem chegar a 70 km/h no leste de SP, interior do RJ, Zona da Mata e litoral capixaba.

Região Centro-Oeste

Instabilidades atuam desde cedo em grande parte de Goiás e também em áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As pancadas são moderadas a fortes. A chuva se espalha pela região ainda pela manhã.

À tarde, ganha força devido ao calor, à alta umidade e à baixa pressão sobre o Paraguai. Há risco de temporais no Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e nas áreas sul e oeste do Mato Grosso. O tempo permanece abafado. Os ventos variam entre 40 e 50 km/h em grande parte do MS.

Região Nordeste

O litoral da Bahia e a faixa litorânea entre Alagoas e Rio Grande do Norte continuam com chuvas fracas por influência marítima. Já o oeste baiano e parte do Maranhão e Piauí recebem pancadas moderadas a fortes, com risco de temporais.

As temperaturas seguem elevadas. A umidade fica mais baixa no leste do Piauí, Ceará, oeste do RN, Paraíba, Pernambuco e norte da Bahia.

Região Norte

Instabilidades permanecem ativas no sul do Amazonas, Acre, Rondônia e leste do Tocantins, com pancadas moderadas a fortes e risco de temporais. No nordeste do Pará e no Amapá, o tempo segue firme. As temperaturas continuam elevadas.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #Previsão do tempo # clima
# Climatempo #
Publicidade
Banner publicitário