Pode nevar em várias cidades do Brasil nesta terça-feira

Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) destaca cidades com perigo potencial de neve devido à frente fria no Sul do país

O INMET emitiu alerta nesta segunda-feira, 28/05, sobre a possibilidade de nevar em diversos municípios dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A semana começa com chuvas intensas devido a passagem de um sistema frontal, além de rajadas de vento que podem superar 60 km. Mas a partir do dia 29, a previsão é de tempo bom e sem chuva, porém com queda nas temperaturas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, essa semana poderá apresentar também acumulados de chuva que poderão ultrapassar 60 mm principalmente em áreas das Regiões Norte do Brasil. Isso se deve à combinação do calor e alta umidade que continua influenciando as instabilidades nas regiões.Confira abaixo os municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que estão sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para neve. Ao todo, são 9 cidades em que o fenômeno climático pode ocorrer:
  • Bom Jardim da Serra (SC);
  • Bom Jesus (RS);
  • Lages (SC);
  • Painel (SC);
  • Rio Rufino (SC);
  • São Joaquim (SC);
  • São José dos Ausentes (RS);
  • Urubici (SC);
  • Urupema (SC).

Região Norte

A combinação do calor e alta umidade irá provocar pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 60,0 mm em áreas do centro-norte do Amazonas e do Pará, bem como nos estados de Roraima e Amapá. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados.
Registro de 2017 de neve pela primeira vez em São Joaquim (SC)
Registro de 2017 de neve pela primeira vez em São Joaquim (SC)

Região Nordeste

Há previsão de chuva, especialmente entre os Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco a partir de terça-feira, dia 28. As instabilidades nestas áreas são provocadas devido ao transporte de umidade do oceano para o continente que favorecerão a ocorrência de chuvas, podendo superar os 40 mm. Não se descartam pancadas de chuvas isoladas em áreas da faixa norte, desde o Maranhão até o Rio Grande do Norte. Enquanto no interior da região, a previsão é de tempo quente e sem chuva.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste

Não há previsão de chuvas, exceto em áreas do sul de Minas Gerais, bem como na parte leste dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde deve ocorrer chuvas rápidas e passageiras devido a passagem de um sistema frontal.




TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.