HOME | AGRICULTURA | Previsão do Tempo

Nova ZCAS provoca temporais pelo Brasil na reta final do ano

Zona de Convergência mantém chuvas volumosas no Norte, Centro-Oeste e Sudeste até o fim de dezembro.

Redação RuralNews
Publicado em 26/12/2024 | 08:59:00 300 Views


Uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está se formando e será responsável por manter chuvas significativas em amplas áreas do Brasil, especialmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, entre os dias 26 e 30 de dezembro de 2024.

Este será o segundo evento de ZCAS registrado no ano, prometendo acumulados expressivos de precipitação e desempenhando papel importante no encerramento de 2024 com um cenário de chuvas volumosas.

O que é a ZCAS e o que tem favorecido sua formação?

A ZCAS é um sistema meteorológico caracterizado por uma faixa persistente de nebulosidade que se estende desde o Norte do Brasil até áreas do Sudeste, promovendo chuvas contínuas e abrangentes.

Em 2024, as condições do Oceano Pacífico têm desempenhado um papel crucial na formação desse tipo de sistema. Apesar das expectativas de configuração do La Niña, o fenômeno acabou não se concretizando, mantendo uma neutralidade na região do pacífico, mas com viés mais frio. As águas do Pacífico continuam mais geladas, criando condições ideais para a formação de sistemas como a ZCAS.

Previsão de chuvas volumosas
Mapa de acumulado esperado entre  26 de dezembro de 2024 e 30 de dezembro de 2024. Fonte: Climatempo.
Mapa de acumulado esperado entre 26 de dezembro de 2024 e 30 de dezembro de 2024. Fonte: Climatempo.

O novo sistema, previsto para atuar entre 26 e 30 de dezembro, deve trazer acumulados superiores a 100 mm em diversas áreas e até 150 mm em algumas regiões, conforme apontam os mapas meteorológicos. Os destaques para as chuvas incluem:
Mapa de risco para 26 de dezembro de 2024. Fonte: Climatempo
Mapa de risco para 26 de dezembro de 2024. Fonte: Climatempo

Região Norte: Acre, Amazonas, Rondônia, sudoeste do Pará e sul do Tocantins.

Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal devem registrar volumes significativos, especialmente em áreas já vulneráveis às precipitações intensas.

Região Sudeste: O centro-sul de Minas Gerais, o norte de São Paulo e o Rio de Janeiro devem concentrar os maiores volumes, com possibilidade de acumulados acima de 150 mm em alguns pontos, sinalizando atenção para riscos de alagamentos e deslizamentos.

Vamos ter mais ZCAS em 2025?

A configuração meteorológica sugere grande possibilidade de formação de mais ZCAS ao longo dos próximos meses. A neutralidade com viés frio, aliada às condições favoráveis de umidade e circulação atmosférica, mantém o cenário propício para o desenvolvimento desses sistemas, que frequentemente trazem chuvas volumosas sobre grande parte do Brasil.

Regiões em vermelho nos mapas sinalizam atenção para chuvas fortes e tempestades isoladas. Nas áreas destacadas em roxo, o risco aumenta ainda mais, com potencial de tempestades severas (chuva volumosa + temporal), abrangendo estados como Amazonas, sudoeste do Pará, norte do Mato Grosso, norte de São Paulo, leste de Goiás, sul de Minas Gerais e centro-sul do Rio de Janeiro.



TAGS:

Comentários

Nenhum comentário até agora... Seja o primeiro a comentar!

Comente a matéria:

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
ATENÇÃO! Esse site usa cookies - Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.