Confira a previsão para esta quarta-feira, 11 de junho
Frio ganha força no centro-sul e chuva se mantém no Norte e litoral do Nordeste
Chuva continua concentrada no Norte e litoral do Nordeste. Foto: Canva
De acordo com o Climatempo, a quarta-feira (11) será marcada por temperaturas baixas no centro-sul do Brasil, com risco de geada em áreas da Região Sul e frio acentuado em partes de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas. Enquanto isso, o tempo seco predomina em grande parte do Centro-Oeste e interior do Nordeste, e a chuva segue concentrada no litoral nordestino e em áreas do Norte do país, com alerta para temporais no Amazonas e em Roraima.
Região Sul
A Região Sul permanece sob a influência de um sistema de alta pressão, que mantém o tempo firme e com sol entre nuvens. O ar frio continua presente, o que favorece temperaturas negativas e formação de geada no Rio Grande do Sul, na região central de Santa Catarina e no extremo sul do Paraná. No litoral do Paraná ainda pode haver chuviscos devido à umidade vinda do oceano. No litoral norte e sul do Rio Grande do Sul, rajadas de vento podem alcançar entre 51 e 70 km/h.
Região Sudeste
Com a frente fria avançando para o litoral da Bahia, o Sudeste ainda sente os efeitos do ar frio, que provoca um amanhecer gelado em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. A umidade vinda do mar ainda provoca pancadas de chuva no litoral de SP, RJ, ES e nordeste de MG, com destaque para Espírito Santo e Minas, onde a intensidade pode ser moderada a forte. Entre Angra dos Reis e Campos dos Goytacazes, há previsão de ressaca, com ondas de até 2 metros.
Região Centro-Oeste
O tempo segue estável e com predomínio de sol na maior parte da região. Mato Grosso do Sul terá sensação de frio ao longo do dia, enquanto em Mato Grosso, Goiás e no DF pode haver pancadas isoladas de chuva à tarde. A umidade relativa do ar segue baixa, especialmente no nordeste do MT e norte de GO, com índices abaixo dos 30%.
Região Nordeste
A frente fria avança pelo oceano até o sul da Bahia, espalhando nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva também em Sergipe, Alagoas, Recife, Paraíba, Natal e litoral do Maranhão. Já no interior do Nordeste, o tempo firme predomina, com baixa umidade especialmente no oeste e sul da Bahia e no sul do Maranhão.
Região Norte
O tempo segue instável no centro-norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá, com risco de temporais principalmente no noroeste do Amazonas e oeste de Roraima. Já no sudeste do Pará e no Tocantins, o tempo seco predomina e a umidade relativa do ar pode cair abaixo dos 30% nos horários mais quentes do dia.
