Brasil vive extremos de calor e temporais

Destaque para o retorno da chuva intensa sobre o Rio Grande do Sul e calor intenso no Sudeste e no Centro-Oeste.
Vandré Dubiela
- Exclusivo Rural News
Publicado em 22/05/2024

A previsão para esta quarta-feira, 22 de maio, destaca o retorno da chuva intensa sobre o Rio Grande do Sul, enquanto o calor aumenta no Sudeste e no Centro-Oeste. Além disso, é importante estar atento à frequente chuva, que pode variar de moderada a forte, ao longo do litoral da Bahia e de Sergipe. As informações têm como base o Climatempo.

Em algumas partes do Sul do Brasil, a chuva dará uma trégua. O Paraná, todas as áreas de Santa Catarina e o centro-norte do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, a região Serrana e o Vale do Taquari, terão um dia ensolarado e quente. Em Porto Alegre, a temperatura poderá alcançar os 30°C, cerca de 7°C acima do normal para esta época do ano. No norte e noroeste do Paraná, as temperaturas vão ultrapassar os 31°C.

No sul do Rio Grande do Sul, há alerta para mais temporais e chuvas volumosas, o que pode agravar a situação em cidades já afetadas por alagamentos devido à cheia da lagoa Mirim e ao nível recorde do canal São Gonçalo. Ventos quentes e úmidos vindos do Norte do Brasil contribuirão para reduzir a pressão atmosférica entre o Paraguai e o litoral do Rio Grande do Sul. Até esta quarta-feira à noite, um novo ciclone extratropical se formará na costa gaúcha.

Durante sua formação, nuvens carregadas se espalharão entre o centro do Rio Grande do Sul e a fronteira com o Uruguai, provocando temporais. Além da chuva intensa, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para o risco de granizo, raios e ventos fortes no centro-sul do estado (Oeste, Campanha, Missões, Centro e Sul). As chuvas serão mais intensas na Campanha e no Sul, com acumulados entre 80 e 130 mm/dia. Regiões Sudeste e Centro-Oeste

O predomínio ainda será do efeito de um grande e forte sistema de alta pressão atmosférica no Sudeste e no Centro-Oeste. Apesar do centro deste sistema estar localizado no centro-leste de Minas Gerais, o ar seco continuará predominando em praticamente todas as áreas dessas duas regiões. Esta quarta-feira promete sol forte e calor em todo o Centro-Oeste e na maioria das áreas do Sudeste.

Apenas o litoral do Espírito Santo tem previsão de algumas pancadas de chuva. Calor O calor será um destaque também. Cuiabá, Goiânia e Campo Grande estão entre as cinco capitais mais quentes do país hoje. Em São Paulo, a temperatura subirá novamente, ficando próxima dos 30°C, com máxima prevista de 29°C, 6°C acima da média para maio.

Região Nordeste: No Nordeste, é importante prestar atenção novamente às áreas litorâneas do Maranhão, Sergipe e Bahia. As pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes, incluindo as capitais Salvador, Aracaju e São Luís. O litoral sul da Bahia está em alerta para temporais, enquanto o litoral de Alagoas até a Paraíba pode ter chuvas moderadas. Algumas pancadas de chuva com baixo volume são esperadas na Chapada Diamantina e no norte da Bahia, no sertão de Pernambuco e no Ceará. O oeste da Bahia e o centro-sul do Piauí estão entre as regiões mais secas do país hoje.

Região Norte Na Região Norte, o dia será predominantemente ensolarado no Acre, em Rondônia, no sul do Pará e em quase todo o Tocantins. Pode chover no extremo norte do Tocantins. Nas demais áreas do Norte, o sol também aparecerá, mas há previsão de pancadas de chuva com raios, geralmente à tarde e à noite. As chuvas podem ser moderadas a fortes no centro-norte e leste do Amazonas, no norte do Pará, no Amapá e em Roraima.


Sobre o autor Vandré Dubiela

Com mais de três décadas dedicadas ao jornalismo, iniciou a carreira no Jornal O Paraná, de Cascavel, passando pelas principais editorias. Conta com textos e fotografias publicados nos principais meios de comunicação nacional, entre os quais a Folha de São Paulo, Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo e Revista Grid. Atuou ainda como produtor da TV Tarobá, afiliada da Band e como editor de portais de notícias. Também é autor do livro AREAC 50 anos – Pioneirismo na defesa e na valorização da agronomia paranaense. Nos últimos anos, se especializou em agronegócio, produzindo reportagens e artigos do gênero, inclusive trabalhos dedicados à OCEPAR (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.