Seis recomendações para revendas de insumos enfrentarem crise com inovação e eficiência
Diversificação do portfólio, parcerias estratégicas, gestão de estoque, comunicação com o cliente, flexibilidade nas condições de pagamento e acesso ao crédito e busca pela inovação constante
Por: Ronaldo Luiz
Ampliar a oferta de produtos para atender às diferentes necessidades dos produtores é essencial. Além dos insumos básicos, as revendas devem oferecer seguros, crédito agrícola, e tecnologias de precisão, adaptando-se à nova realidade de demandas específicas e produtos cada vez mais especializados. “A genética e os insumos avançaram muito em termos de produtividade, mas se tornaram mais sensíveis e demandam ajustes finos. Entender isso é essencial para entregar um serviço de valor ao cliente,” comenta.
2) Parcerias estratégicas para fortalecer a competitividade
Estabelecer parcerias com instituições que ofereçam soluções financeiras, bem como de seguros, é uma estratégia que pode ajudar as revendas a obter melhores condições de compra e ampliar a gama de serviços oferecidos. “As parcerias são fundamentais para garantir uma presença forte no mercado e para que as revendas consigam entregar soluções mais completas ao produtor,” afirma Chequim. Ele ressalta que, por meio dessas alianças, é possível inovar e estar mais próximo das necessidades dos clientes, proporcionando um valor agregado que vai além do simples fornecimento de insumos.
3) Gestão de estoques eficiente e baseada em dados
Num cenário de crise, uma gestão de estoques eficiente se torna ainda mais relevante. Com ferramentas de análise de dados, as revendas podem prever demandas e evitar tanto excessos quanto faltas de produtos. “Sem o uso de tecnologia para análise, a previsão de demanda de mercado, com base na realidade dos clientes que são atendidos pela revenda, se torna ineficiente e as margens de lucro acabam sendo prejudicadas,” explica o CEO. Ele também destaca que esse controle ajuda a reduzir desperdícios e otimizar o capital de giro.
4) Comunicação e relacionamento próximo com o cliente
Investir em canais de comunicação, especialmente digitais, é essencial para fortalecer o relacionamento com os clientes. Chequim sugere que as revendas adotem plataformas que permitam interações mais frequentes e diretas com os produtores, promovendo transparência e confiança. “A comunicação deve estar alinhada ao objetivo de entender as dores do cliente. Isso é essencial para não apenas vender, mas ser um parceiro estratégico no crescimento do produtor,” afirma.
5) Flexibilidade nas condições de pagamento e acesso ao crédito
A crise também impõe desafios financeiros. Oferecer prazos de pagamento diferenciados ou acesso a linhas de crédito pode ser uma estratégia eficaz para manter as vendas. É fundamental a busca por soluções diferenciais, linhas de créditos novas, além de ferramentas que mitiguem riscos e permitam uma oferta de seguro ou crédito inovadores.
6) Inovação amparada em gestão: Pessoas, Processos e Ferramentas
Chequim reforça que a chave para a sustentabilidade e competitividade das revendas está na inovação. “O agro precisa adotar uma mentalidade de crescimento e eficiência. Quem não inovar, quem não buscar uma operação mais ágil e personalizada, ficará para trás.” Para Chequim, sem essa integração, as operações tendem a se tornar insustentáveis no longo prazo.