Preços do melão estão menores neste ano na safra do Vale do São Francisco
Apesar da queda nos preços, o custo de produção mais baixo ajuda a manter a rentabilidade dos produtores

Foto: Canva

Em abril, a safra de melão do Vale do São Francisco (BA/PE) teve início. A colheita já aumentou e está crescendo gradativamente, com previsão de encerramento em julho. Segundo produtores consultados pelo Hortifrúti/Cepea, o volume ofertado neste ano está um pouco maior, provavelmente devido aos maiores investimentos em plantio e à boa produtividade.
Com isso, os preços caíram significativamente na parcial da safra. De abril a maio (até 16/05), os preços médios do melão amarelo a granel foram de R$ 1,36/kg, uma queda de 53% em relação ao mesmo período do ano passado.
Além do aumento da oferta local, observa-se também um incremento da colheita no Rio Grande do Norte e Ceará, que, embora seja majoritariamente destinada à exportação, acaba ficando parcialmente no mercado interno. É importante destacar que o RN/CE está em entressafra, mas a baixa oferta da Espanha estimulou o plantio até neste período.
Apesar da queda de preços poder limitar a rentabilidade do produtor, o aumento da produtividade e, consequentemente, a redução do custo unitário de produção têm favorecido o retorno financeiro. Estima-se que o custo de produção tenha ficado em torno de R$ 0,84/kg entre abril e maio. A redução das chuvas no Vale do São Francisco pode ser um dos fatores, já que diminui a necessidade de uso de fungicidas.
