INÍCIO AGRICULTURA Meio Ambiente

Projeto em análise na Câmara muda regras do Código Florestal

Intenção é proteger mais a floresta amazônica com recursos de multas

Um projeto de lei em discussão na Câmara dos Deputados poderá alterar o Código Florestal, em vigência desde 1965, com a destinação de 5% do valor arrecadado com multas ambientais para compensar danos ao meio ambiente gerados por obras de infraestrutura na Amazônia Legal.

A possível aprovação da matéria altera, basicamente, a Lei de Crimes Ambientais.
Parte da receita com multas deve ser usada em projetos da Amazônia
Parte da receita com multas deve ser usada em projetos da Amazônia

O autor do projeto, o deputado Fausto Santos Jr. (União-AM), afirma que o objetivo é definir em lei uma destinação específica para as multas por infração ambiental, priorizando a compensação ambiental por obras de infraestrutura para o desenvolvimento regional na área da Amazônia Legal.

Como é hoje



Conforme a legislação vigente, os valores arrecadados em pagamento de multas por infração ambiental são revertidos ao Fundo Nacional do Meio Ambiente (que recebe 50% dos valores), ao Fundo Naval, ao Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap) e aos fundos estaduais ou municipais de meio ambiente.

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.




TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.