HOME | Notícias | Meio Ambiente

Projeto em análise na Câmara muda regras do Código Florestal

Intenção é proteger mais a floresta amazônica com recursos de multas

Projeto em análise na Câmara muda regras do Código Florestal

Parte da receita com multas deve ser usada em projetos da Amazônia

530
Foto do autor Redação RuralNews
15/02/2024 |

Um projeto de lei em discussão na Câmara dos Deputados poderá alterar o Código Florestal, em vigência desde 1965, com a destinação de 5% do valor arrecadado com multas ambientais para compensar danos ao meio ambiente gerados por obras de infraestrutura na Amazônia Legal.

A possível aprovação da matéria altera, basicamente, a Lei de Crimes Ambientais.

O autor do projeto, o deputado Fausto Santos Jr. (União-AM), afirma que o objetivo é definir em lei uma destinação específica para as multas por infração ambiental, priorizando a compensação ambiental por obras de infraestrutura para o desenvolvimento regional na área da Amazônia Legal.

Como é hoje

Conforme a legislação vigente, os valores arrecadados em pagamento de multas por infração ambiental são revertidos ao Fundo Nacional do Meio Ambiente (que recebe 50% dos valores), ao Fundo Naval, ao Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap) e aos fundos estaduais ou municipais de meio ambiente.

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #multas # código
# amazônia
Publicidade
Banner publicitário