Oferta baixa faz preços do mamão dispararem no Espírito Santo
Com menos frutas de qualidade disponíveis, o preço do mamão havaí sobe 258% no ES e tendência é de queda na demanda após o feriado de Corpus Christi

Chuvas excessivas e doenças fúngicas reduziram a qualidade dos mamões no Espírito Santo, elevando os preços no campo e no atacado. Foto: Canva

A escassez de frutas de boa qualidade impulsionou os preços do mamão havaí nas principais regiões produtoras do Espírito Santo na última semana, segundo levantamento do Cepea. Chuvas acima da média em semanas anteriores e o aumento de doenças fúngicas continuam afetando a produção, reduzindo a oferta de frutas no campo. As temperaturas mais baixas também têm limitado o desenvolvimento dos frutos, agravando o cenário.
No norte capixaba, o mamão havaí 12-18 foi comercializado a R$ 3,17/kg, alta de 258% frente à semana anterior. No atacado de São Paulo, o tipo 15-18 foi vendido, em média, a R$ 62,00 por caixa de 8 kg — avanço de 35%.
Apesar do atual cenário de preços em alta, a tendência para as próximas semanas é de queda na demanda, por conta do feriado de Corpus Christi (16/6), o que pode pressionar as cotações nas lavouras, mesmo diante da perspectiva de menor oferta.
