INÍCIO AGRICULTURA Legislação

Combate à criminalidade no campo avança na Câmara

Proposta visa atendimento imediato ao produtor no combate aos crimes que afetam diretamente a produção agropecuária

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) na Câmara dos Deputados deu um passo importante, nesta terça-feira (7), no combate à criminalidade no campo ao aprovar o parecer do relator, deputado Capitão Alden (PL-BA), ao projeto de lei (PL 464/2023) que dispõe sobre a criação de delegacias especializadas em crimes rurais.
Membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Alden destacou que as áreas rurais enfrentam desafios únicos e a proposta é essencial no amparo aos agricultores e pecuaristas brasileiros.


“O principal objetivo é o atendimento imediato ao produtor rural que, frequentemente, incluem roubo de gado, furto de máquinas agrícolas, invasões de propriedades e outros delitos que contribuirão para a manutenção e produção agropecuária de inúmeras famílias no Brasil”, disse o deputado.


Indiretamente as delegacias especializadas em delitos cometidos no meio rural contribuirá para a paz no campo e o desenvolvimento do sistema agropecuário no país. “A invasão é um dos delitos que tem afligido os proprietários. Neste sentido, demandamos atenção especial para essa ação das invasões de terras e, tecnicamente, tipificamos o caso como esbulho possessório,” disse.


Estudos realizados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com dados obtidos junto às Secretarias Estaduais de Segurança Pública, nos últimos dois anos, apontam que nos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso foram registrados mais de 70 mil furtos e roubos; números que tendem a ser significativamente maiores em razão da subnotificação das ocorrências nos registros oficiais.


Autor da proposta, o deputado Alberto Fraga (PL-DF) enfatizou que comunidades rurais são a espinha dorsal do país e o fortalecimento da segurança é essencial para garantir a produção de alimentos. “Áreas rurais têm menos recursos policiais do que os centros urbanos e são mais expostas a alguns delitos, como crimes contra a propriedade. A aprovação deste projeto é um passo importante em direção a um campo mais seguro e próspero,” destacou.


A proposta aprovada ainda será analisada nas Comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Câmara dos Deputados

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.