O ar frio polar avança forte sobre o centro-sul do Brasil e a temperatura está em declínio.
Nesta quinta, 20 de abril, há possibilidade de recorde de menor temperatura deste ano nas capitais:
Porto Alegre (RS): menor temperatura atual 12,0°C em 19/2/23
Florianópolis (SC): menor temperatura atual 15,6°C em 19/4/23
Curitiba (PR): menor temperatura atual 12,1°C em 19/4/23
Campo Grande (MS): menor temperatura atual 16,2°C em 19/2/23
São Paulo: menor temperatura atual 15,2°C em 7/1/23
Cuiabá (MT): menor temperatura atual 21,4°C em 19/2/23
Uma frente fria avançou sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil e nesta quinta-feira deixa nuvens carregadas sobre parte dos estados de Mato Grosso, Goiás, no Distrito Federal, Minas Gerais e Espírito Santo. A nebulosidade e o risco de chuva aumentam na Bahia com a chegada desta frente fria no decorrer do dia.
O ciclone extratropical que se formou com esta frente fria se afasta do Sul do Brasil mas deixa nuvens que se espalham pela costa da Região Sul e também de São Paulo. Estas nuvens podem provocar chuva fraca.
A forte massa de ar frio de origem polar que veio com esta frente fria causa muito frio no centro-sul do país.
Nuvens bastante carregadas ainda crescem em vários locais do Norte e do Nordeste e causam chuva forte. A Zona de Convergência Intertropical está ativa na costa norte do Brasil e leva nuvens de chuva para a faixa entre o Amapá e o Ceará.
Soja e carnes seguram as exportações no primeiro trimestre de 2023
Clima será determinante para desenvolvimento da safra
Mapa anuncia a liberação de R$ 1 bilhão para o seguro rural
O ar frio de origem polar atua forte no Sul do Brasil e causa muito frio nesta quinta-feira. O dia amanhece gelado e há previsão de temperaturas negativas na serra gaúcha e catarinense e possibilidade também no sul do Paraná.
O dia amanhece com geada na serra e planaltos do RS e de SC, na Campanha Gaúcha (sul do RS) e no sul do PR .
O sol predomina no Sul do Brasil e a maior parte da Região tem um dia de céu azul. Pode chover rapidamente no litoral gaúcho. Mesmo com o sol, a temperatura à tarde é amena e esfria muito à noite novamente.
Ainda venta forte na costa e o mar fica bastante agitado.
A passagem de uma frente fria causa fortes pancadas de chuva sobre o Espírito Santo, no norte e leste de Minas Gerais, mas estas áreas têm períodos com sol. Ainda pode chover na madrugada e parte da manhã no centro e norte do Rio De Janeiro, incluindo a cidade do Rio. Mas o tempo firma à tarde. Em todas as outras áreas de Minas Gerais, no Sul Fluminense e no estado de São Paulo, incluindo as capitais Belo Horizonte e São Paulo, esta quinta-feira segue com muito sol e poucas nuvens, sem risco de chuva.
O ar frio de origem polar avança sobre o Sudeste e a temperatura está em declínio. Faz frio especialmente em São Paulo (estado), Sul de Minas e serra fluminense.
Atenção com ventos moderados a fortes no litoral e mar agitado.
A maioria das áreas dos estados de Mato Grosso e de Goiás e o Distrito Federal ficam sob a influência das áreas de instabilidade de uma frente fria. Por isso ainda ocorrem pancadas de chuva com raios que podem ser moderadas a fortes.
No extremo sul de Goiás e de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, o ar frio de origem polar deixa o tempo firme e com temperatura baixa. Faz frio mesmo com a presença de sol. Temperaturas um pouco abaixo dos 10°C devem ser observadas no sul de Mato Grosso do Sul ao amanhecer.
A Zona de Convergência Intertropical continua bastante ativa na costa norte do Brasil e espalha nuvens carregadas sobre parte da Região Nordeste. Mas nesta quinta-feira, a chegada de uma frente fria na Bahia ajuda a aumentar a chuva sobre o Nordeste.
As pancadas de chuva ainda são frequentes, e podem ser moderadas a fortes sobre o Maranhão, Piauí, Ceará, no sertão de Pernambuco, no sul, centro, oeste e norte da Bahia. No Rio Grande do Norte e na faixa litorânea da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas, o sol aparece forte, mas pode chover rapidamente. Sol forte, tempo seco em Sergipe, no interior de Alagoas, da Paraíba, no agreste de Pernambuco, no Recôncavo e no nordeste da Bahia.
Muitas nuvens carregadas continuam se formando sobre o Norte do Brasil. Além da umidade do ar elevada e do calor, a Zona de Convergência Intertropical está bastante ativa na costa norte brasileira
Toda a Região Norte tem mais um dia com tempo instável, pancadas de chuva com raios frequentes, que podem ser moderadas a fortes. A chuva deve ser mais volumosa no Acre, norte de Rondônia e Amazonas.
Fonte: Climatempo