a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) está confiante na recuperação da produtividade das lavouras de soja nesta temporada.
A entidade estima uma safra de soja cheia no Brasil, com plantio de 47,7 milhões de hectares e colheita de 166,3 milhões de toneladas de soja.
No cenário atual, o mercado internacional segue monitorando o avanço da colheita da safra norte-americana, que chegava a 6% no último fim de semana.
As primeiras áreas colhidas, geralmente as mais afetadas pela falta de umidade do solo, indicam produtividade abaixo do esperado.
Algumas consultorias começam a rever suas estimativas para a produção total do país e imaginam uma colheita menor do que aquela estimada pelo USDA no último relatório de oferta e demanda – 124,8 milhões de toneladas.
Outro ponto é a continuidade da estiagem no Brasil.
Isto implica em atraso do plantio da safra de verão e, possivelmente, também da segunda safra de milho.
Por enquanto, somente a região Sul recebeu chuvas significativas nos últimos dias.
De qualquer maneira, a Conab está confiante na recuperação da produtividade das lavouras de soja nesta temporada e estima uma safra cheia, com plantio de 47,7 mihões de hectares e colheita de 166,3 milhões de toneladas de soja.
As exportações norte-americanas de soja seguem lentas; somaram 1,75 milhões de toneladas na última semana, elevando o total da estação 2024/25 para 16,0 milhões de toneladas, ante 17,0 milhões de toneladas do mesmo período da temporada passada.
Os preços internos são fortemente limitados pela queda do câmbio que, da metade da semana passada para cá, já perdeu mais de 5%.
A principal razão para esta queda era a expectativa e agora o fato sobre a definição da taxa de juros.
Nos EUA houve corte de 0,5 ponto percentual e no Brasil, aumento de 0,25pp.
O resultado é desestímulo para investimentos em dólares e maior atração para investimentos em reais.
Prêmios no spot nesta quinta-feira (19/09) são indicados na faixa entre 160/190. Indicações de compra no Ooeste do Paraná entre R$ 130,00/132,00 e em Paranaguá na faixa de R$ 138,00/140,00 – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local e do período de embarque.