A promoção do algodão brasileiro para empresas chinesas foi reforçada com a Missão Vendedores, da Associação Brasileira de Algodão (Abrapa), que visitou, na sexta (21), três estatais da China. A Chinatex e a CNCGC são as maiores empresas de compra de algodão do país asiático. Além disso, houve visita à China National Cotton Exchange (CNCE), organização que reúne milhares de compradores de algodão no país.
De acordo com Schenkel a comitiva ficou satisfeita com os retornos dados pelos empresários chineses. "Quanto maior a excelência do nosso produto, maior será a remuneração. Isso nos faz voltar motivados e com a certeza de que estamos no caminho certo".
Qualidade, rastreabilidade, sustentabilidade têm sido palavras que norteiam as visitas da comitiva da Abrapa durante toda a missão na Ásia.
"Compartilhamos informações sobre o algodão brasileiro e todas as empresas que visitamos gostaram muito. A Chinatex e a CNCGC apontaram a necessidade de aperfeiçoar a padronização de lotes. Quanto à logística, temos o programa ABR-Log, que inicia neste ano com a certificação das práticas de escoamento entre a beneficiadora de algodão até o embarque nos portos", informou Marcelo Duarte, diretor de Relações Internacionais da Abrapa e responsável pelo programa Cotton Brazil, que realiza a missão.
Na sexta (21), o China National Cotton Exchange ocorreu em Pequim, reunindo empresários chineses e o embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão.
"Galvão falou muito bem da cadeia produtiva do algodão brasileiro. Com o Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária em parceria conosco, temos a certificação do Governo Federal para comprovar a qualidade da pluma. Concluímos a missão na China e agora seguimos para a Coreia do Sul, para mostrar o potencial do algodão brasileiro", disse o presidente da Abrapa.