INÍCIO AGRICULTURA Geral Publicado em 23/11/2022

Cigarrinhas do milho preocupam lavouras

A situação mais observada é o aumento na proliferação das cigarrinhas do milho, que resulta em grãos pequenos ou chochos.

As cigarrinhas do milho (Dalbulus maidis), conhecida como enfezamento do milho, pode causar grandes estragos as lavouras do grão.

Para tentar contornar a situação, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) está instalando armadilhas para capturar as cigarrinhas a fim de estudá-las. O objetivo é analisar a contaminação e entender a evolução dos vetores.

cigarrinhas de milho
Foto: Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná/Divulgação.

Até o momento, a situação mais observada é o aumento na proliferação das cigarrinhas, onde a doença se manifesta no florescimento e na fase de enchimento. Isso resulta em grãos pequenos ou chochos.

https://www.youtube.com/watch?v=FBsC9mMQUlU

Além do mais, uma das características é o avermelhamento generalizado da planta, começando pelas pontas, e secando as folhas. Para o coordenador do programa Marcílio Araújo, é necessário que o produtor rural cumpra as recomendações da pesquisa.


“É preciso escolher materiais mais tolerantes às doenças, eliminar plantas tigueras de milho, além de medidas de controle, como o uso de inseticidas químicos e biológicos””, reforça o coordenador do programa, Marcílio Martins Araújo

TAGS:

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.