Exportação de feijão segue registrando desempenho recorde
Brasil embarca volume histórico de feijão em outubro e mantém recordes no acumulado de 12 meses
Embarques de feijão batem recordes e mantêm ritmo forte no mercado internacional. Foto: Canva
As exportações brasileiras de feijão continuam em ritmo histórico. Segundo dados da Secex analisados pelo Cepea, o Brasil embarcou 91,1 mil toneladas em outubro. O volume é o maior da série iniciada em 1997.
No ano, os embarques somam 452,9 mil toneladas. Já no acumulado de 12 meses, o total chegou a 537,17 mil toneladas, número que também supera todos os registros anteriores.
No mercado interno, o Cepea identificou avanço nas cotações do feijão carioca na última semana. No entanto, os preços do feijão preto oscilaram entre estabilidade e leve queda.
Enquanto isso, o plantio da primeira safra 2025/26 segue acelerando no campo. De acordo com a Conab, até 1º de novembro, 34,2% da área estimada já havia sido cultivada. O Paraná lidera com 85% da área plantada, seguido por Santa Catarina (68,3%), Rio Grande do Sul (50%), Bahia (30%), Minas Gerais (25%) e Goiás (3%).
Chuvas recentes em MG e GO melhoraram a umidade do solo, favorecendo o avanço das operações e permitindo mais regularidade no ritmo de plantio.
