Maior oferta no mercado mantém queda nos valores enquanto feijões de melhor qualidade seguem com preços firmes
Levantamento do Cepea mostra que, por mais uma semana, os preços dos feijões de melhor qualidade permaneceram firmes, enquanto os dos tipos comerciais recuaram, especialmente nas regiões onde a colheita da segunda safra avançou e aumentou o volume disponível.
Pesquisadores do Cepea explicam que a oferta de lotes com bom padrão ainda é limitada no mercado nacional. Já os feijões comerciais enfrentam acúmulo de estoque das safras anteriores e acréscimo na oferta com a colheita em andamento.
No campo, quase 90% da área cultivada no Paraná havia sido colhida até 16 de junho, segundo dados do Deral/Seab. Em Santa Catarina, a Epagri/Cepa apontou colheita em 94% da área plantada. No Rio Grande do Sul, embora muitas regiões estivessem na fase final da colheita, as atividades foram interrompidas pelas chuvas constantes, conforme levantamento da Emater/RS-Ascar.
A Conab informou que produtores de Minas Gerais já iniciaram a colheita da segunda safra, enquanto as lavouras da Bahia apresentam bom desenvolvimento. A terceira safra também segue em andamento, com semeadura avançada em Minas Gerais e Bahia, e início da colheita em áreas mais precoces de Goiás.