ABPA monitora renovação de isenção tarifária no México para frango

Exportações brasileiras de carne de frango seguem fortalecidas com a manutenção da isenção tarifária no mercado mexicano

ABPA monitora renovação de isenção tarifária no México para frango

ABPA acompanha a renovação do PACIC no México, que mantém a isenção tarifária para a carne de frango

2951
Foto do autor Redação RuralNews
03/01/2026 |

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) acompanha os impactos da renovação do decreto do governo do México que mantém a isenção tarifária para a importação de diversos alimentos, entre eles a carne de frango.

A medida faz parte do PACIC (Paquete Contra la Inflación y la Carestía), programa criado pelo governo mexicano para reduzir os efeitos da inflação sobre itens básicos. Por meio do decreto, o México concede isenção temporária de tarifas de importação a países que não possuem acordo comercial com o país, com o objetivo de ampliar a oferta interna de alimentos.

Publicidade
Banner publicitário

Esse benefício, no entanto, não é direcionado exclusivamente ao Brasil. Trata-se de uma decisão de política interna, aplicada de forma geral a todos os países que se enquadram nos critérios do programa.

Na renovação do PACIC em 2025, o principal destaque foi a manutenção da isenção tarifária para a carne de frango. O México ocupa a quinta posição entre os principais destinos das exportações brasileiras do produto.

Entre janeiro e novembro do ano passado, o país importou 238 mil toneladas de carne de frango do Brasil, volume que representa um crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior, reforçando a relevância do mercado mexicano para o setor avícola nacional.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #ABPA # Renovação
# Isenção tarifária # México # Frango # Exportações brasileiras
Publicidade
Banner publicitário