Postura firme dos vendedores e estoques menores interrompem sequência de quedas e elevam valor do etanol pela primeira vez após cinco semanas
Após cinco semanas consecutivas de recuo, os preços do etanol hidratado voltaram a subir no mercado spot do estado de São Paulo entre os dias 16 e 20 de junho. Segundo pesquisadores do Cepea, a valorização foi sustentada pela postura firme dos vendedores, aliada a estoques mais baixos do biocombustível no período.
Os vendedores iniciaram a semana com pedidos mais altos e conseguiram manter os valores ao longo dos dias. A forte valorização do barril de petróleo no mercado internacional também influenciou essa estratégia. Do lado da demanda, compradores estiveram presentes, mas atuaram de forma pontual, o que limitou uma movimentação mais intensa.
No balanço semanal, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado fechou a R$ 2,5696 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), alta de 1,15% em relação à semana anterior. Para o etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ subiu 0,39%, encerrando o período a R$ 2,9134 por litro, também líquido de impostos.