INÍCIO AGRICULTURA Economia

Relatório do BTG destaca o Brasil como celeiro mundial

Documento mostra que país fornece alimentos para 11% da população global

Publicado em 05/03/2024

A importância do Brasil como fornecedor de alimentos foi retratada, nesta segunda-feira (4), em um relatório divulgado pelo BTG Pactual com dados do agronegócio. O documento destaca, principalmente, que o país é o maior provedor de comida para pouco menos de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo - cinco vez mais que a população brasileira, de 209 milhões de habitantes.O total de pessoas alimentadas pelo agro brasileiro corresponde a 11% da população global.

O relatório do BTG Pactual chama o país de “celeiro do planeta” por se tornar o maior exportador mundial de soja (56% das exportações totais), milho (31%), café (27%), açúcar (44%), suco de laranja (76%), carne bovina (24%) e carne de frango (33%). Além disso, é vice-líder nas vendas de outras duas commodities: etanol e algodão.
Alimentos produzidos no Brasil alimentam quase um bilhão de pessoas. Foto: Aprosoja
Alimentos produzidos no Brasil alimentam quase um bilhão de pessoas. Foto: Aprosoja

A produção de grãos, por exemplo, subiu de 47 milhões de toneladas em 1977 para as 312 milhões de toneladas atuais. A produtividade agrícola aumentou 58% desde o ano 2000 — no mesmo período o crescimento foi de 37% nos países emergentes e de 32% nas economias avançadas.Ainda conforme o levantamento do banco, apenas 8% do território brasileiro é ocupado por cultivos – a proporção é de 14% na Argentina, 18% nos Estados Unidos e na China, 58% na França e 61% na Índia.
Para a safra 2023/24, 67% dos recursos para financiamento são privados e apenas 33% têm origem no governo.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.