HOME | Notícias | Economia

Grupo Petrópolis assume controle da Imcopa

Fabricante de cerveja denunciou fraude na esmagadora de soja

Grupo Petrópolis assume controle da Imcopa

Diretores teriam desviado parte de fundo milionário da empresa

1044
Foto do autor Redação RuralNews
11/03/2024 |

O Primeiro Tribunal de Falências e Justiça Restaurativa do Paraná decidiu que a gestão da empresa Imcopa - uma das maiores processadoras de soja do Brasil - seja transferida para o Grupo Petrópolis, fabricante da cerveja Itaipava. A decisão é da juíza Mariana Gluszcynski Fowler Gusso. Cabe recurso.

Com a decisão da Justiça, a administração da empresa será assumida por Marcelo Pires e Marcelo de Sá, indicados pelo Grupo Petrópolis.

Publicidade
Banner publicitário

Em recuperação jurídica desde 2013, a empresa esteve sob a gestão de Fernando Lauria e Mauro Piacentini, diretores jurídicos da Imcopa, que foram incluídos em uma operação de busca e apreensão, realizada na sexta-feira (8), para apurar denúncias de lavagem de dinheiro e atividades ilegais. Ambos foram demitidos.

O Grupo Petrópolis possui controle sobre duas fábricas da empresa, com capacidade anual para esmagar 1,5 milhão de toneladas de soja, produzir 240 mil toneladas de concentrado proteico e envasar 80 mil garrafas de óleo refinado por hora.

Fraude

Há dois anos, o grupo apresentou queixa à Justiça contra os diretores jurídicos da Imcopa por suposta fraude e pagamentos indevidos feitos a Ruy del Gaiso e Renato Mazzuchelli, sócios da R2C Gestora de Investimentos. Segundo o Petrópolis, em dezembro de 2022, a administração da Imcopa conseguiu liberar R$ 10,3 milhões que haviam sido depositados judicialmente, informando que precisava de recursos para cobrir custos.

No entanto, o dinheiro seria transferido para a conta da empresa nas Ilhas Cayman e depois para outra empresa suíça, a Crown Capital, que não é afiliada à Imcopa.

“O inquérito policial comprova de uma vez por todas o que estava arquivado: os dirigentes do Incopa eram os senhores Ruy del Gaiso e Renato Mazzuchelli. e Mauro Piacentini) não têm autoridade de gestão - tomam todo e qualquer tipo de decisão, independentemente da frequência”, afirma a petição apresentada pelo Grupo Petrópolis.

A juíza rejeitou a necessidade de realização de assembleia geral de credores. Isso porque “os peticionários [do Grupo Petrópolis] detêm praticamente a totalidade dos créditos recuperáveis ​​nos termos da lei” e votarão para indicar os indicados na petição.

A Imcopa não comentou o assunto. O espaço segue aberto para manifestação da empresa.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #soja # fraude
# imcopa # petrópolis
Publicidade
Banner publicitário