Publicidade
Commodities 13-11-2024 | 17:59:00

Mais um dia de forte queda para os óleos vegetais na Bolsa de Chicago

Nomeações do novo governo de Donald Trump trazem temor do mercado, com nomes que vão contra os biocombustíveis, ajustes na inflação e incentivos fiscais


Por: Redação RuralNews


O temor do mercado vai se intensificando com as nomeações para o próximo governo americano. Donald Trump indicou Lee Zeldin para o administrar a agência de proteção ambiental, algo como o nosso IBAMA.
Esse nome chamou a atenção do mercado pois ele foi um dos deputados a votar contra algumas medidas propostas pelo governo Biden.Porém, não estamos falando de quaisquer propostas. Lee Zeldin foi contra o pacote de inflação e ajustes fiscais, que destinava quase 400 bilhões de dólares para a produção de energias limpas, como é o caso do combustível sustentável para a aviação e o biodiesel.
A preocupação do mercado é que essas políticas sejam revistas e o volume de óleo vegetal demandado seja menor, culminando em um aumento nos estoques perante a menor demanda, com isso vemos as cotações na CBOT cederem, levando o derivativo a encerrar no negativo pelo terceiro pregão consecutivo.
Acompanhe as cotações de fechamento do complexo da soja na CBOT: SOJA JANEIRO: U$10,07/bs | variação -0,27%
ÓLEO DE SOJA DEZEMBRO: ¢ 45,18/lb | variação: -2,27%
FARELO DE SOJA DEZEMBRO: U$ 291,60/st | variação: -0,44% Futuros de trigo também dão sequência ao movimento de queda e assim como o óleo de soja, registra uma queda consecutiva de três pregões. Os fundamentos para os futuros de trigo seguem os mesmos: clima mais propicio para as lavouras de trigo de inverno americano e russo, e a entrada de novas ofertas de trigo pela colheita na Argentina e Austrália. Além desses, ontem foi publicado o acompanhamento da safra, que trouxe melhora nas condições de bons e excelentes para o trigo américa, o USDA reportou que 44% das lavouras se encontram nessas condições, uma melhora de 3% com relação ao dado anterior.
Acompanhe as cotações de fechamento para milho e trigo na CBOT:
MILHO DEZEMBRO: U$4,26/bu | variação: -0,47% TRIGO DEZEMBRO: U$5,41/bu | variação: -2,04%

No Brasil os futuros de milho registram quedas na B3, mercados aproveitam a desvalorização de Chicago e engatam um movimento de realização. O mercado físico está travado, com poucos negócios acontecendo e no mercado externo a competição aumenta com países como Argentina e EUA com preços mais atrativos para o importador, retirando demanda da exportação brasileira.

Acompanhe as cotações de fechamento para milho na B3:

MILHO NOVEMBRO: R$74,10/sc | variação: -0,20%

MILHO JANEIRO: R$: 75,55/sc | variação: -1,58%

Macroeconomia: no Brasil o mercado segue aguardando alguma luz sobre o pacote de gastos. Hoje a tarde o ministro Haddad se encontrou com o presidente da câmara dos deputados, Arthur Lira, para discutir o pacote de gastos.

Haddad diz que governo avalia incluir mais medidas em pacote fiscal e vê impacto “expressivo”. Quanto a data do anúncio, o ministro deixou em dúvida o anúncio ainda esta semana.

Bolsas globais, principais variações:

ÁSIA/PACÍFICO:CHINA: +0,52% /Coreia do Sul: -2,64%

EUROPA:ALEMANHA: -0,30% /ITALIA: +0,30%

EUA:SP500: -+0,05% /NASDAQ: -0,26%

BRASIL: +0,12%

TAGS: Commoditites - soja - milho - trigo - CBOT - Rodrigo Trage - Governo Trump




Publicidade