INÍCIO AGRICULTURA Commodities

Mais um dia de forte queda para o complexo da soja em Chicago

Os motivos da queda nessa quinta-feira seguem os mesmos, sendo o principal deles a falta de apetite comprador vindo do mercado externo
Imagem do autor
- Especial para Rural News
Publicado em 22/02/2024

O complexo soja amargou um segundo dia consecutivo negativo na Bolsa de Chicago (CBOT) nesta quinta-feira, 22/02. Os motivos seguem os mesmos, sendo o principal deles a falta de apetite comprador vindo do mercado externo. Nesta seção vimos o óleo de soja cair -1,37%, o farelo cair -1,57% e o grão com queda de 12 cents/bu, atingir -1,07% e fechar cotado na mínima a u$11,52/bu. Este patamar de preços não era visto desde dezembro de 2020.

O milho por lá também embarcou na carona e caiu 5 cents/bu, registrando queda de -1,22%.Mas as quedas vistas nesses mercados não foram suficientes para arrastar o trigo para o negativo, mas por pouco. Ao longo da seção, vimos o trigo americano chegar a negociar com uma alta de 3%, alta que logo foi apagada quando as demais commodities passaram a cair fortemente. Com isso o trigo encerrou o pregão com apenas 0,22% de alta.No Brasil o milho março também caiu, mercado vem tentando encontrar nova referência de preços em meio a quedas no exterior e entrada de novas ofertas de milho verão. Com isso o contrato março caiu -0,47% enquanto o próximo contrato (maio) caiu -1,02%.Apesar do mal humor nas commodities, não foi esse o sentimento experimentado pelas bolsas de ações ao redor do globo.Pelo contrário! O mundo acordou de bom humor após a publicação do balanço da gigante de tecnologia Nvidia. Investidores tinham expectativas audaciosas para o balanço e o mesmo não decepcionou, além de vir acima das expectativas o relatório também trouxe uma perspectiva de mais abundância para a empresa para o ano de 2025. Com isso as ações da companhia saltaram 16,21%, o que é especialmente importante quando se trata de uma empresa com capitalização de mercado na faixa de 1,93 TRILHÕES de dólares.Essa notícia foi relevante pois leva toda uma cadeia de outras empresas e fornecedores, com o lema “se a Nvidia vai bem, nós vamos também”. E foi isso que vimos, as bolsas chinesas subiram mais de 1,2%, na Europa a bolsa alemã subiu 1,45% e o Euro Stoxx 50 subiu 1,69%. Mas a cereja do bolo ficou com os EUA, SP 500 registra no momento uma alta de 2,11%, enquanto a bolsa de tecnologia NASDAQ sobe +2,97%.Na cena doméstica, o otimismo não foi tanto. Apesar de abrir o dia em alta, seguindo o exterior, o IBOVESPA de maneira lateralizada e se encaminha para o fechamento com tímida alta de 0,05%.

Sobre o autor

Sócio da Granoeste Investimentos desde 2016, graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e MBA em Inteligência Financeira pela Universidade Positivo. Especialista em renda variável de mercados globais e nacionais. Correspondente Bancário FBB100 Profissional credenciado junto a CVM como Agente Autônomo de Investimentos.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.