INÍCIO AGRICULTURA Commodities

Chicago: todo o complexo soja subiu nesta quarta

As altas podem ser um movimento muito pontual ligado apenas ao dólar
Imagem do autor
- Especial para Rural News
Publicado em 17/04/2024

Nesta quarta-feira, 17, em Chicago se viu as commodities guiadas pelo arrefecimento do dólar frente as moedas no globo. Após subir por cinco sessões consecutivas de alta, o índice de dólar DXY fez uma correção e ajudou as commodities a performarem. Neste pregão de quarta o complexo da soja conseguiu atingir lucro em todas as suas pontas. O óleo subiu 0,20%, o farelo 1,01% e o grão 0,39%.

Vale comentar que esse pode ser um movimento muito pontual ligado apenas ao dólar. A tendência principal de queda ainda prevalece nesses mercados e a princípio não podemos contar fatores altistas para o desenvolvimento do preço.

Já o trigo encerrou com uma queda de 2,32% no primeiro contrato (maio). Notícias de que a Ucrânia tenha efetuado uma venda de trigo para o Egito impulsionaram as vendas do contrato em Chicago. Essa negociação deixa claro que a oferta para o cereal é grande e no caso da Ucrânia, muito mais competitiva que os EUA. E o milho caiu apenas 0,17%.

Brasil

Na B3 o dólar também ajudou a derrubar o contrato maio do milho, que encerrou com uma queda de 1,32%. Para as bolsas o dia foi mais tranquilo em termos de agenda e boa parte delas expressou alguma recuperação das recentes quedas. Destaque de alta para a bolsa chinesa, o índice Shanghai subiu 2,14%.

E Europa fechou toda em alta, com a bolsa espanhola subindo 1,02%. Porém, esse bom humor não foi visto nos EUA, pois o SP 500 caiu 0,58%, e a NASDAQ, 1,15%. No Brasil, apesar do índice Ibovespa não ter produzido uma alta, acabou fechando com leve queda de 0,17%.

Sobre o autor

Sócio da Granoeste Investimentos desde 2016, graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e MBA em Inteligência Financeira pela Universidade Positivo. Especialista em renda variável de mercados globais e nacionais. Correspondente Bancário FBB100 Profissional credenciado junto a CVM como Agente Autônomo de Investimentos.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.