Geada ameaça plantas em desenvolvimento com a chegada do frio no Centro-Sul
Produtores do Centro-Sul devem ficar atentos à forte geada que pode comprometer o desenvolvimento das plantas nesta semana.
Geada intensa prevista para esta semana pode afetar a produtividade no Centro-Sul do Brasil. Foto: Sérgio Felipe Rodrigues – RS
Nesta segunda-feira (23/06), o avanço de uma forte e grande frente fria associado a um grande ciclone extratropical deixa em alerta para tempo severo vários estados do Centro-Sul do Brasil. A previsão da Climatempo também indica a terceira onda de frio com ocorrência de geada forte que pode impactar os cereais de inverno, hortaliças, feijão, sorgo, girassol e as plantas de cobertura nas áreas produtoras entre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Nesta terça-feira (24/06), os produtores rurais devem estar atentos a formação de geada.
Por que esse frio preocupa o agricultor?
Além do desconforto típico de quem trabalha ao ar livre, o principal risco agora é para as plantas que estão em fase de desenvolvimento, como trigo, hortaliças, café e pastagens. A geada pode queimar folhas, brotos e afetar o potencial produtivo das lavouras.
A orientação é que os produtores fiquem atentos às previsões, avaliem o risco de geada nas próximas madrugadas e, se possível, adotem medidas de proteção, como irrigação de salvamento, uso de coberturas ou outras práticas de manejo.
Mapa mostra previsão de geada para a região Sul. Foto: Climatempo
Mapa mostra previsão de geada para a região Sudeste. Foto: Climatempo
