Chuvas no Rio Grande do Sul 31/05/2024

RS chega a 7 mortes e 141 casos confirmados de leptospirose

Doença é transmitida pela água suja, contaminada pela urina de ratos. Risco foi potencializado pelas inundações

Inundações e lixo acumulado nas ruas facilitam a contaminação



A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou, nesta quarta-feira (29), mais duas mortes por leptospirose após os temporais e cheias que deixaram 169 vítimas desde o final de abril. Com isso, chega a sete o total de óbitos pela doença transmitida na água suja, contaminada pela urina de ratos.


Em 29 de abril, um período de chuvas intensas teve início na Região dos Vales. Nos dias que seguiram, as enchentes e os transtornos atingiram a Região Metropolitana de Porto Alegre, Vale do Taquari e Sul do Estado. Ao todo, 169 pessoas morreram e 2,34 milhões foram afetadas no RS.

As mortes mais recentes ocorreram em Porto Alegre, um homem de 56 anos, e Canoas, um homem de 59 anos. Os demais óbitos ocorreram em Porto Alegre, Travesseiro, Venâncio Aires, Tramandaí e Cachoeirinha, segundo a SES. Nos dois óbitos divulgados nesta quarta-feira, a confirmação foi possível após o resultado positivo da amostra analisada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre. Além disso, há 10 mortes em investigação e 141 casos confirmados da doença.

TAGS: ratos - leptospirose - saúde - urina - óbitos - Porto Alegre - inundações