De acordo com o último boletim semanal (05/10) do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), 80% da cana de açúcar já foi colhida no estado do Paraná, frente aos 498,6 mil hectares plantados. Os trabalhos estão 10 pontos percentuais à frente do ritmo médio nos últimos 10 anos. A produção deve ultrapassar 34 milhões de toneladas, com uma produtividade superior à da safra de 2022, quando foram colhidas 31,7 milhões de toneladas.
Além do incremento de área, isto acontece dada a renovação de canaviais em curso nos últimos anos e ao regime de chuvas mais regular nesta safra.
Próxima safra de cana tem estimativa favorável
Para a safra seguinte a perspectiva também é favorável, com uma área a ser colhida levemente maior, ainda que que não supere as áreas colhidas em meados da década de 2010, superiores na época a 650 mil hectares. As estimativas continuam mostrando uma perda de espaço da produção paranaense, que em 2008 ainda era o segundo maior estado produtor, atrás apenas de São Paulo, mas que desde então foi ultrapassado por Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.