Publicidade
Biocombustível 11-03-2024 | 4:55:00

Combustível verde: Brasil reduz importação de diesel

Aumento da adição de biocombustível contribui com queda no uso de produto fóssil


Por: Redação RuralNews


No segundo mês deste ano, o Brasil importou 869 milhões de litros de diesel, sendo 62% da Rússia, 30% dos Emirados Árabes Unidos e 8% dos Estados Unidos, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior.
A Rússia se tornou o principal fornecedor de diesel para o Brasil em 2023, pois há algum tempo seus produtos são oferecidos com preços promocionais em relação a outras fontes, enquanto o país tenta garantir maior diversidade de consumidores diante das sanções devido à guerra na Ucrânia.
Os dados mostram que a quantidade de diesel importado pelo país em fevereiro diminuiu 18,1% em relação a janeiro.
A StoneX destacou que as refinarias nacionais produziram 3,92 bilhões de litros de diesel A (limpo, sem adição de biodiesel) em janeiro, um aumento de 5,9% em relação ao mesmo mês do ano passado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
A Petrobras, maior produtora de diesel do país, aumentou o uso de refinarias para reduzir a dependência de produtos importados.

Mais bio

Outro fator que contribui para a redução da dependência das importações é o aumento determinado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) na proporção obrigatória de mistura de biodiesel no diesel vendido nos postos de gasolina nacionais de 12% para 14% a partir de 1º de janeiro.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
O maior uso do biodiesel deve impactar diretamente na demanda principalmente por soja, favorecendo a procura pelo grão e a produção de farelo, resultante do esmagamento, melhorando o abastecimento de granjas de suínos.

Texto publicado originalmente em https://www.udop.com.br/noticia/2024/03/08/brasil-importa-menos-diesel-com-mais-biodiesel-e-maior-producao-local-diz-stonex.html

Publicidade