Dados tema: 11
HOME | Destaques | Arroz

Semeadura do arroz no RS já supera 50% da área prevista

Com avanço nas regiões produtoras, mais da metade da área prevista para o cultivo do arroz já foi semeada no Rio Grande do Sul

Semeadura do arroz no RS já supera 50% da área prevista

Semeadura do arroz no Rio Grande do Sul já supera 50% da área prevista. Foto: IRGA / Divulgação

1768
Foto do autor Redação RuralNews
27/10/2025 |

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) segue acompanhando o andamento da semeadura do arroz no Rio Grande do Sul. Conforme o relatório da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), já foram semeados 528.518 hectares, o que corresponde a 57,44% da área total prevista para o ciclo atual.

A Zona Sul, por sua vez, continua se destacando como a região mais próxima de concluir os trabalhos de campo, com 92,84% da intenção total já semeada, o que representa 145.342 hectares.

Publicidade
Alexa
Publicidade
Banner publicitário

Avanço nas principais regiões produtoras

Na Região da Campanha, o plantio atingiu 78.034 hectares, o equivalente a 57,53% da intenção. Além disso, a Planície Costeira Interna também mostra bom ritmo, com 59,54% da área, ou 83.642 hectares. Enquanto isso, na Planície Costeira Externa, os dados apontam 35.742 hectares, o que representa 37,67% da área pretendida.

Uma das principais áreas produtoras do Estado, a Região da Fronteira, por outro lado, vem se beneficiando das boas janelas climáticas dos últimos dias. Esse cenário permitiu avanço significativo na semeadura, com 157.744 hectares plantados, equivalentes a 58,03% da intenção total.

Com os menores índices até o momento, a Região Central soma 28.014 hectares, o que representa 23,21% da área estimada até esta quinta-feira (23).

Expectativas positivas para a chuva

O gerente da Dater, Luiz Fernando Siqueira, ressaltou que o período de semeadura é determinante para o sucesso produtivo. “Sabemos que há uma apreensão muito grande em relação ao setor orizícola, e acompanhar os índices de semeadura nos dá um panorama mais claro do cenário. A expectativa agora é de chuva no fim de semana, o que deve favorecer o bom estabelecimento das lavouras”, explicou.

Nesse sentido, as condições climáticas se tornam essenciais para garantir o avanço das próximas etapas da safra. Assim, a chegada das chuvas pode consolidar o bom início de plantio observado em diversas regiões.

De acordo com o técnico, a expectativa é de que até o final do mês as regiões concluam a semeadura em todas as áreas previstas. Por fim, para a safra 2025/26, a projeção indica redução de 5,17% na área plantada, passando de 970.216 hectares na safra anterior para 920.081 hectares neste ciclo.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #Arroz # Rio Grande do Sul
# IRGA # CONAB # Safra 2024/25 # Produção Arroz
Publicidade
Aspirador Robô
Publicidade
Ferramentas jardinagem2
Publicidade
Banner publicitário