Semeadura do arroz no RS já supera 50% da área prevista
Com avanço nas regiões produtoras, mais da metade da área prevista para o cultivo do arroz já foi semeada no Rio Grande do Sul
Semeadura do arroz no Rio Grande do Sul já supera 50% da área prevista. Foto: IRGA / Divulgação
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) segue acompanhando o andamento da semeadura do arroz no Rio Grande do Sul. Conforme o relatório da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), já foram semeados 528.518 hectares, o que corresponde a 57,44% da área total prevista para o ciclo atual.
A Zona Sul, por sua vez, continua se destacando como a região mais próxima de concluir os trabalhos de campo, com 92,84% da intenção total já semeada, o que representa 145.342 hectares.
Avanço nas principais regiões produtoras
Na Região da Campanha, o plantio atingiu 78.034 hectares, o equivalente a 57,53% da intenção. Além disso, a Planície Costeira Interna também mostra bom ritmo, com 59,54% da área, ou 83.642 hectares. Enquanto isso, na Planície Costeira Externa, os dados apontam 35.742 hectares, o que representa 37,67% da área pretendida.
Uma das principais áreas produtoras do Estado, a Região da Fronteira, por outro lado, vem se beneficiando das boas janelas climáticas dos últimos dias. Esse cenário permitiu avanço significativo na semeadura, com 157.744 hectares plantados, equivalentes a 58,03% da intenção total.
Com os menores índices até o momento, a Região Central soma 28.014 hectares, o que representa 23,21% da área estimada até esta quinta-feira (23).
Expectativas positivas para a chuva
O gerente da Dater, Luiz Fernando Siqueira, ressaltou que o período de semeadura é determinante para o sucesso produtivo. “Sabemos que há uma apreensão muito grande em relação ao setor orizícola, e acompanhar os índices de semeadura nos dá um panorama mais claro do cenário. A expectativa agora é de chuva no fim de semana, o que deve favorecer o bom estabelecimento das lavouras”, explicou.
Nesse sentido, as condições climáticas se tornam essenciais para garantir o avanço das próximas etapas da safra. Assim, a chegada das chuvas pode consolidar o bom início de plantio observado em diversas regiões.
De acordo com o técnico, a expectativa é de que até o final do mês as regiões concluam a semeadura em todas as áreas previstas. Por fim, para a safra 2025/26, a projeção indica redução de 5,17% na área plantada, passando de 970.216 hectares na safra anterior para 920.081 hectares neste ciclo.




