Publicidade
Análise de mercado 09-08-2022 | 12:03:00

Soja abre em forte alta nos futuros de Chicago nesta terça-feira

Relatório do USDA que apontou perda de qualidade das lavouras norte-americanas foi o principal fator dos ganhos


Por: Camilo Motter


– No fim da tarde de ontem, o USDA divulgou relatório atestando queda de um ponto percentual na qualidade das lavouras de soja dos EUA no comparativo com a semana anterior. O levantamento mostra que 59% das áreas são consideradas boas/excelentes, ante 60% de uma semana atrás e 60% da mesma data do ano passado. Trinta por cento são avaliadas como regulares e 11%, ruins/péssimas.
– No mesmo relatório, o USDA informou que 89% das lavouras entraram em floração, ante 90% do mesmo ponto do ano passado e 88% de média histórica. As áreas em formação de vagens chegam a 61%, contra 70% da mesma semana de 2021 e 66% de média.

– A evolução da safra norte-americana ainda trará razões para movimentações do mercado; porém, o fato é que o mês de agosto começa com melhores chuvas na maior parte do cinturão de cultivo. Existem ainda bolsões de estiagem, notadamente na porção oeste. De qualquer maneira, a estação se encaminha para uma colheita minimamente normal, embora haja ainda tempo para surpresas.

– O mercado também segue atento em relação à redução das aplicações em ativos de risco. Houve um acentuado recuo do fluxo de investimentos de fundos para os mercados de commodities. Além disto, a demanda física se mantém relativamente acomodada. Safra cheia combinado com um cenário de recessão seria desastroso para a formação dos preços.
– Mercado doméstico apresenta melhora nas indicações de compra; mas a tendência é que persista a lentidão dos negócios. No Mato Grosso, o percentual comercializado, segundo o IMEA, chega a 84%, cerca de 10 pontos abaixo do ritmo apurado na mesma época do ano passado. Nos demais estados o percentual está bem mais abaixo.

– Apesar de ganhos na bolsa norte-americana, os preços se mantêm distantes daqueles esperados pelos produtores. A alta do custo do transporte é outro fator limitante, que ajuda a pressionar as propostas de compra no interior.

– Indicações de compra entre R$ 181,00/182,00 no oeste do estado; entre R$ 188,00/190,00 em Paranaguá – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local de embarque.

TAGS: notícias agrícolas - portal rural news - notícias do agronegócio - portal de notícias - agro o tempo todo - ruralnews - ruralnewsbr




Publicidade