Preço do açúcar cristal recua pela terceira semana seguida
Levantamento do Cepea indica nova queda no valor do açúcar cristal, influenciada pela maior oferta de lotes de menor qualidade no mercado interno
Maior presença de açúcar de menor qualidade pressiona os preços no mercado interno. Foto: Canva
O preço médio do açúcar cristal branco caiu pela terceira semana consecutiva no mercado interno. Levantamento do Cepea mostra que, entre 12 e 19 de janeiro, o Indicador CEPEA/ESALQ – São Paulo ficou em R$ 105,94 por saca de 50 quilos, recuo de 1,44% frente ao período anterior.
Segundo o Centro de Pesquisas, a pressão sobre os preços está ligada principalmente à maior participação de açúcar cristal com coloração mais elevada, com Icumsa de até 180. Esses lotes apresentam qualidade inferior e têm ganhado espaço nas negociações.
De acordo com os pesquisadores, a queda nas cotações reflete uma mudança no perfil dos produtos comercializados. A demanda, por sua vez, segue sem sinais de enfraquecimento.
No mercado internacional, dados analisados pelo Cepea indicam que a expectativa de superávit global acima de 2 milhões de toneladas na safra 2025/26 pressionou os contratos futuros na Bolsa de Nova York (ICE Futures).
Por outro lado, as primeiras estimativas apontam redução de 3,9% na produção brasileira de açúcar na safra 2026/27. Esse fator ajudou a limitar quedas mais acentuadas nos preços internacionais.
