Segunda ZCAS de janeiro se forma entre os dias 19 e 23
Sistema típico do verão deve provocar volumes elevados de chuva em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte do país
Por: Redação RuralNews
Formação da ZCAS
A circulação de ventos em níveis médios e altos da atmosfera favorece a organização da ZCAS a partir de segunda-feira (19). Além disso, o avanço de uma frente fria pela costa do Sudeste, entre os dias 19 e 21, contribui para consolidar o sistema. Como resultado, a umidade se concentra sobre o interior do país, mantendo a chuva frequente.
Segunda ZCAS de 2026 se forma entre 19 e 23 de janeiro. Foto: Climatempo / Divulgação
Onde a chuva será mais intensa?
As instabilidades se espalham por grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste, além de áreas do Norte e do Nordeste, como Bahia, Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia e Acre. No entanto, São Paulo e Mato Grosso do Sul devem receber volumes menores dentro da área de atuação da ZCAS.
Os maiores acumulados se concentram na Zona da Mata Mineira, no Vale do Rio Doce, no Espírito Santo e no Norte e Noroeste do Rio de Janeiro. Nessas áreas, os volumes podem variar entre 200 mm e 400 mm em cinco dias. Em alguns pontos, isso equivale à média de chuva esperada para todo o mês de janeiro.
Além disso, regiões do centro de Goiás, do sul de Goiás e do Triângulo Mineiro podem registrar acumulados entre 100 mm e 200 mm no mesmo período.
Risco de transtornos
Com a chuva persistente, o risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra aumenta, principalmente em áreas urbanas e regiões com o solo já encharcado. A Climatempo alerta que parte dessas localidades já recebeu volumes elevados no primeiro episódio de ZCAS registrado no início do mês.
Por isso, a recomendação é acompanhar diariamente as atualizações da previsão do tempo e seguir as orientações da Defesa Civil, especialmente em áreas consideradas de risco.
TAGS:
ZCAS - Janeiro - Verão
- Chuva
- Janeiro -
Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: