Quarta-feira terá temporais no Sul e calor intenso no Centro-Oeste
Quarta será marcada por temporais no Sul, calor extremo no Centro-Oeste e risco de chuva forte no Norte e no litoral da Bahia
Por: Redação RuralNews
Região Sul
No Rio Grande do Sul, a frente fria reforça o fluxo de umidade. Por isso, a metade sul segue em alerta para temporais com raios, rajadas de vento de até 90 km/h e granizo. Como o solo está encharcado, o risco de alagamentos, inundações e deslizamentos continua elevado.Em Santa Catarina e Paraná, o sol predomina; no entanto, o calor aumenta e os ventos podem ultrapassar 50 km/h, mesmo sem chuva significativa.

Frente fria mantém risco de temporais no Rio Grande do Sul. Foto: Canva
Região Sudeste
No Espírito Santo e em áreas da zona da mata mineira, os ventos úmidos do oceano favorecem pancadas isoladas, sobretudo pela manhã. Entretanto, não há previsão de volumes expressivos. Já em São Paulo e Rio de Janeiro, o tempo segue firme e ensolarado. No interior paulista, o calor ganha força e a umidade relativa do ar fica baixa, aumentando o desconforto durante a tarde.
Região Centro-Oeste
O Centro-Oeste segue sob influência de uma massa de ar quente e seca. Dessa forma, Campo Grande e Cuiabáregistram temperaturas elevadíssimas, que podem chegar a 40 °C. No entanto, o extremo norte do Mato Grosso pode ter pancadas rápidas por causa das instabilidades da Amazônia.
Região Nordeste
No litoral nordestino, a umidade do oceano mantém a chuva, especialmente na Bahia, onde há risco de temporais. Além disso, entre Aracaju e Natal, também são esperadas pancadas moderadas. Por outro lado, no agreste e no sertão, o tempo permanece seco, com calor intenso e baixa umidade relativa do ar.
Região Norte
No Norte, as instabilidades ganham força. Acre, Rondônia, Amazonas e Roraima ficam sujeitos a pancadas intensas, acompanhadas de rajadas de vento e risco de temporais. Já no Pará e no Amapá, a chuva será fraca e isolada. Em contrapartida, o Tocantins permanece sob calor extremo e tempo seco, com índices críticos de umidade.
TAGS:
Previsão do tempo - clima - Climatempo
- Brasil
Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: