Previsão do tempo para sexta-feira alerta para temporais e ar seco
Sexta-feira terá temporais no Sul, calor no Sudeste e ar seco no interior do país com atenção para ventos fortes e baixa umidade
Por: Redação RuralNews
Região Sul
No Rio Grande do Sul, a frente fria mantém instabilidades, especialmente no norte e nordeste do estado, onde há risco de pancadas de chuva fortes. Na divisa com Santa Catarina, temporais podem ocorrer ainda pela manhã. Já no restante do território gaúcho, o avanço da massa de ar polar garante tempo mais estável, embora áreas da Campanha e do sul possam registrar geada ao amanhecer.

Chuva e ventos fortes marcam o Sul enquanto o Sudeste registra calor intenso e ar seco no interior. Foto: Canva
Em Santa Catarina e no Paraná, a frente fria provoca chuva forte acompanhada de raios e rajadas de vento entre o sudoeste e o oeste catarinense, além do sul paranaense. No decorrer da tarde, as instabilidades se espalham pelo interior, alcançando Florianópolis e Curitiba. À noite, a chuva ganha força no litoral do Paraná.
Região Sudeste
O tempo firme predomina, com sol e calor em grande parte da região. No interior de São Paulo e Minas Gerais, as temperaturas sobem bastante, mas a umidade relativa do ar cai para níveis de atenção e até de alerta. Na Grande São Paulo, a mudança nos ventos pode provocar garoa à noite, e no litoral paulista há previsão de chuva fraca ao longo do dia.
No Rio de Janeiro, o destaque é a combinação de ventos fortes na baixada fluminense, que podem superar os 50 km/h, e o ar seco que se intensifica no período da tarde, atingindo até a região metropolitana.
Região Centro-Oeste
A maior parte da região terá sol e tempo firme, mas o ar seco preocupa, especialmente em Goiás e no Distrito Federal. Em Mato Grosso, pancadas isoladas ainda podem ocorrer no extremo norte e noroeste do estado. Já no Mato Grosso do Sul, áreas do oeste e sul podem registrar chuva forte pela manhã devido à frente fria. O avanço de ventos mais frescos impede elevações extremas nas temperaturas, mas o calor continua predominando.
Região Nordeste
A circulação de ventos úmidos vindos do oceano mantém pancadas de chuva ao longo da faixa leste. Entre Aracaju e a Paraíba, há chance de chuva forte e volumes elevados, com atenção redobrada para as capitais Maceió e Recife. No litoral da Bahia, o tempo abre mais, enquanto no interior predomina o calor intenso e o sol forte.
Região Norte
As instabilidades se concentram sobre Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, onde há condições para pancadas de chuva moderadas a fortes, além de temporais isolados. No Amapá, a chuva ocorre de forma localizada na metade sul do estado. Em contrapartida, Pará e Tocantins permanecem sob tempo firme, com calor intenso e alerta para a baixa umidade do ar.
TAGS:
Previsão do tempo - clima - Climatempo
- Brasil
Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: