Previsão do tempo para sexta-feira (23/01) no Brasil
Instabilidades, frente fria e ZCAS provocam chuva intensa em várias áreas, enquanto outras regiões enfrentam calor e baixa umidade
Por: Redação RuralNews
Região Sul
A umidade do mar favorece chuva fraca no litoral e no leste entre Paraná e Santa Catarina. No interior, o sol predomina e o tempo fica firme por causa de um sistema de alta pressão. As temperaturas sobem na maior parte da região, mas o dia fica mais ameno no leste e nas áreas de Serra. Além disso, a umidade do ar exige atenção no norte do Paraná, com índices abaixo de 30%. Também há rajadas de vento entre 40 e 50 km/h no leste do Rio Grande do Sul, do Paraná e no litoral catarinense.
Nuvens carregadas avançam sobre o país e reforçam o risco de chuva forte e temporais em várias regiões nesta sexta-feira. Foto: Canva
Região Sudeste
A chuva começa cedo em áreas do litoral e do leste. Depois, as instabilidades se intensificam e atingem também o interior, inclusive o nordeste paulista. A frente fria mantém o tempo carregado no Rio de Janeiro, enquanto a ZCAS atua sobre o Espírito Santo e grande parte de Minas Gerais. Por isso, há risco de temporais e volumes elevados de chuva em áreas fluminenses, capixabas, paulistas e mineiras. Enquanto isso, o calor aparece mais no norte e oeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no nordeste de Minas. Já no oeste paulista, a umidade do ar cai e fica abaixo de 30% em alguns momentos.
Região Centro-Oeste
A ZCAS mantém o tempo instável na metade norte de Goiás, em Mato Grosso e no Distrito Federal, com pancadas que ganham força ao longo do dia. Em vários pontos, a chuva ocorre com moderada a forte intensidade e pode vir acompanhada de temporais. Por outro lado, o extremo sul de Mato Grosso do Sul segue com tempo firme e sol predominante. As temperaturas continuam elevadas em boa parte de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sul de Goiás. Além disso, a umidade do ar entra em atenção em áreas do estado sul-mato-grossense.
Região Nordeste
A chuva se concentra no Maranhão e no sul e oeste do Piauí, onde as instabilidades aumentam à tarde. No litoral do Ceará, a chuva ocorre de forma mais moderada. A ZCAS também mantém instabilidade no oeste e sul da Bahia, com risco de chuva forte e temporais. Em contrapartida, grande parte do interior da região segue com tempo firme, sol e calor. Nesses locais, a umidade do ar fica baixa, com índices abaixo de 30% em vários estados. Ainda há rajadas de vento entre 40 e 50 km/h em trechos do litoral.
Região Norte
As pancadas de chuva se espalham por toda a região e ganham intensidade. Amazonas, Rondônia, Acre, grande parte do Pará e Roraima registram chuva forte, com risco de temporais em vários pontos. No Tocantins, a instabilidade continua e também pode provocar temporais. Já no Amapá, a ZCIT reforça as áreas de chuva ao longo do dia. Além disso, a sensação de abafamento segue presente em praticamente toda a região.
TAGS:
Previsão do tempo - clima - Climatempo
Texto publicado originalmente em Clima e tempo
Leia também: