Suinocultura 25-12-2025 | 14:46:00

Oferta controlada e exportações aquecidas sustentam preços do suíno em 2025

Preços do suíno vivo permaneceram firmes em 2025, impulsionados pela demanda interna e externa e pela oferta controlada

Por: Redação RuralNews

Como resultado desse cenário, o poder de compra do suinocultor paulista frente ao farelo de soja atingiu o maior nível da série histórica do Cepea, iniciada em 2004. Na média do ano, o suíno vivo posto na indústria da praça SP-5 foi comercializado a R$ 8,56 por quilo, valor 6,5% superior ao registrado em 2024 e o mais alto desde 2020 em termos reais, considerando o IGP-DI.
VEJA TAMBÉM:

Ao longo do ano, as cotações apresentaram movimentos pontuais de alta, com destaque para o mês de setembro, quando o preço do animal na região alcançou o pico de R$ 9,25 por quilo. Esse comportamento refletiu, sobretudo, a manutenção de um equilíbrio mais ajustado entre oferta e demanda no mercado interno.
Demanda aquecida e ritmo controlado de produção mantiveram os preços do suíno vivo em patamares elevados ao longo de 2025. Foto: Canva


Assim como observado nos últimos anos, 2025 também foi marcado pela forte expansão das exportações brasileiras de carne suína. De janeiro a novembro, os embarques somaram 1,35 milhão de toneladas, volume 10,3% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior e já acima de todo o total exportado em 2024, que foi de 1,33 milhão de toneladas, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Esse desempenho contribuiu para que o Brasil alcançasse recentemente a terceira posição no ranking mundial de exportadores de carne suína, conforme dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O avanço é resultado de uma estratégia conjunta do setor produtivo voltada à abertura e consolidação de novos mercados, além da garantia de produção com capacidade de escoamento para o exterior.

Entre os principais destinos da carne suína brasileira em 2025, as Filipinas mantiveram a liderança, com mais de 350 mil toneladas embarcadas ao país asiático ao longo do ano. Esse fluxo ajudou a sustentar os preços internos e reforçou a importância do mercado externo para o equilíbrio da cadeia suinícola.

TAGS:
Oferta - Exportações - Preços - Preços do suíno - Demanda - Cepea -


Texto publicado originalmente em Destaques
Leia também: