Avicultura 28-05-2025 | 11:42:00

Governo federal investiga 11 casos suspeitos de gripe aviária

Ministério da Agricultura acompanha 11 possíveis casos de IAAP em aves domésticas e silvestres

Por: Redação RuralNews

VEJA TAMBÉM:

Os casos confirmados com foco da doença incluem aves em propriedade comercial em Montenegro (RS), que está em período de vazio sanitário até 18 de junho; aves de um zoológico em Sapucaia do Sul (RS) e aves silvestres de um sítio em Mateus Leme (MG).
Foto: Canva




Já os casos suspeitos estão espalhados por várias localidades: em Manacapuru (AM), com ave doméstica para subsistência; em Icapuí (CE), com ave silvestre de vida livre; em Quixadá (CE) e Salitre (CE), com aves domésticas para subsistência; em Aguiarnópolis (TO), com ave doméstica para comércio; em Eldorado do Carajás (PA), Ilhéus (BA) e Aurelino Leal (BA), com aves domésticas e silvestres para subsistência ou vida livre; em Armação de Búzios (RJ), com ave silvestre de vida livre; além de Anta Gorda (RS), com ave doméstica comercial; e Montenegro (RS), com ave silvestre de vida livre.

Anta Gorda é destaque por ser um dos municípios investigados para um novo possível foco da doença, reforçando a atenção das autoridades no Rio Grande do Sul, que também registrou o primeiro surto confirmado em granja comercial, em Montenegro.



Desde 22 de maio, o Brasil está em contagem regressiva para autodeclarar-se livre de gripe aviária em plantéis comerciais. A confirmação de casos em granjas pode comprometer esse processo.



Na última semana, o Ministério publicou o Edital nº 2/2025, abrindo 440 vagas para auditores fiscais agropecuários, agentes agropecuários, técnicos de laboratório e outros, reforçando o sistema de segurança sanitária do país. Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, está prevista a possibilidade de ampliar essas vagas em até 75%, somando quase mil novos servidores.

TAGS:
avicultura - influenza aviaria - Ministério da Agricultura e Pecuária - Goiás -


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: