Avicultura 21-04-2025 | 6:42:00

Goiás se fortalece na sanidade avícola com parcerias e ações preventivas

Com parcerias estratégicas, Goiás mantém sua avicultura protegida e se destaca nas exportações de carne de frango

Por: Redação RuralNews

Goiás, o 5º maior exportador de carne de frango do Brasil, tem reforçado sua posição com ações contínuas para garantir a sanidade avícola.
VEJA TAMBÉM:

Em 2024, o estado teve um valor bruto da produção (VBP) de R$ 8,7 bilhões, respondendo por 4,9% das exportações brasileiras. Para garantir a saúde do setor, a Agrodefesa atua em estreita colaboração com instituições como a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).
Para garantir a saúde do setor, a Agrodefesa atua em estreita colaboração com instituições. Foto: Canva


A implementação de medidas preventivas, como o plano de vigilância para Influenza Aviária e Doença de NewCastle, tem sido fundamental para a proteção da avicultura goiana. “Nosso trabalho conjunto tem sido essencial para manter a avicultura comercial de Goiás protegida”, afirma Silvânia Andrade, coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola da Agrodefesa.

Além disso, Goiás exige a Declaração de Biosseguridade e um Plano de Contingência atualizado nas granjas registradas, medidas que garantem uma resposta rápida e eficaz em casos de emergência sanitária. Essas ações asseguram que o estado continue sendo um dos principais exportadores de carne de frango, com mercados importantes como Japão, China e Arábia Saudita.

TAGS:
avicultura - influenza aviaria - Ministério da Agricultura e Pecuária - Goiás - Faeg - Agrodefesa


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: