Algodão 22-10-2023 | 7:00:00

Evento Cotton Brazil Outlook promove a parceria entre cotonicultores brasileiros e clientes no Paquistão

Quarto maior importador da pluma nacional, o País consumiu 188 mil toneladas na safra 2022/23 e, em dez anos, aumentou em 220% as compras do Brasil

Por: Redação RuralNews

Durante três dias, a comitiva brasileira – que incluiu produtores e exportadores brasileiros – visitou indústrias e intensificou o networking com representantes de entidades setoriais e do governo paquistanês. A Missão Paquistão integra as ações do Cotton Brazil, marca que representa a cadeia produtiva do algodão brasileiro no exterior.
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“O Paquistão tem se tornado cada vez mais importante para nós, principalmente porque está investindo bastante na modernização de seu parque industrial para aumentar a oferta de produtos com alta qualidade”, observou Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa.


A intensificação da parceria entre Paquistão e Brasil se ampliou em julho, durante a Missão Compradores, que é um intercâmbio comercial que traz importadores de algodão brasileiro para conhecerem in loco o sistema de produção.


“Participei da Missão Compradores e voltei impressionado com o profissionalismo com o qual o algodão brasileiro é produzido. Há muita qualidade, rastreabilidade, sustentabilidade. A ida ao Brasil mudou minha visão sobre o produto para melhor”, afirmou Omair Allawala, executivo da Textile Karachi e um dos participantes dos eventos no Paquistão.


Com o objetivo de reforçar a qualidade do algodão brasileiro e divulgar como a cadeia produtiva está organizada no Brasil, o presidente da Abrapa levou aos paquistaneses a mensagem de que o Brasil é um fornecedor confiável. “Teremos volume para entregar nos próximos anos e somos um fornecedor estratégico e responsável”, afirmou Schenkel.


Mensagem essa baseada em dados e projeções de safra, apresentadas durante duas edições do evento “Cotton Brazil Outlook”, em que a Abrapa mostrou as informações atualizadas e estimativas para o comércio exterior. O seminário foi realizado nas cidades de Karachi e Lahore, reunindo mais de 200 convidados. Ocorreu ainda reunião com representantes da All Pakistan Textile Mills Association (APTMA) – a principal entidade setorial do país – e membros do governo paquistanês, além de visitas a indústrias e reuniões com os principais compradores do país.


Um dos pontos altos na Missão Paquistão foi o programa de rastreabilidade do algodão brasileiro, que abrange 100% dos fardos produzidos. Além de explicar como acessar informações em tempo real, online, da produção brasileira, a Abrapa falou sobre o programa SouABR, que acompanha toda a jornada do algodão da produção nas fazendas até a chegada da peça de roupa no guarda-roupa do cliente – tudo por meio de um QR Code.


O presidente do Conselho da Embrapa e secretário especial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Augustin, avaliou como produtiva a incursão pela indústria têxtil paquistanesa. “Os paquistaneses conhecem o algodão brasileiro, a qualidade do produto e estão interessados em mais negócios. Aqui, estamos mostrando os produtos brasileiros para o mundo, especialmente o algodão, e a qualidade da agricultura do Brasil”, afirmou.


Cotton Brazil
A presença consistente do algodão brasileiro no mercado internacional tomou corpo em 2019, quando Abrapa, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex.Brasil) e Anea lançaram o programa Cotton Brazil. A marca representa toda a cadeia produtiva do algodão brasileiro em escala global e prioriza dez países: China, Vietnã, Paquistão, Bangladesh, Coreia do Sul, Indonésia, Índia, Tailândia, Turquia e Egito.

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Evento Cotton Brazil Outlook


Texto publicado originalmente em Notícias
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