Soja 14-04-2025 | 8:26:00

Alta do dólar e demanda externa impulsionam preços da soja no Brasil

Movimento cambial intenso e perspectiva de maior demanda internacional elevaram os preços da soja na última semana, apesar da cautela no mercado interno

Por: Redação RuralNews

Os preços da soja subiram tanto no Brasil quanto no mercado internacional ao longo da última semana. De acordo com o Cepea, no cenário nacional, a valorização foi influenciada principalmente pela disparada do dólar, que chegou a ser negociado acima dos R$ 6, aumentando a competitividade da oleaginosa brasileira no mercado global.
VEJA TAMBÉM:

Apesar da alta nos preços, o volume de negócios no mercado spot interno seguiu limitado, reflexo da forte volatilidade cambial, que levou muitos agentes a adotarem uma postura mais cautelosa, aguardando melhores condições de negociação.


O setor segue atento ao cenário internacional. No dia 9, os Estados Unidos anunciaram a suspensão temporária, por 90 dias, das tarifas comerciais para vários países – entre eles, o Brasil –, com exceção da China. Essa medida deu fôlego às negociações globais, ao mesmo tempo em que aumentou as tensões comerciais entre EUA e China.

Diante desse novo contexto, analistas apontam que a China, principal destino da soja brasileira, deve intensificar suas compras de países como o Brasil, reforçando a tendência de valorização do grão no mercado doméstico.

TAGS:
soja - cepea - cotação - colheita - demanda externa - preços da soja


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: