Publicidade
Tempo 21-08-2020 | 16:34:00

Temperaturas baixas, precipitação invernal e geadas amplas na região sul

O avanço de uma frente fria com forte massa de ar polar modificou as condições de tempo em boa parte do Brasil


Por: Redação RuralNews


O avanço do ar frio contribuiu para acentuado declínio das temperaturas não apenas na Região Sul, mas também no sul e oeste do Mato Grosso do Sul na quinta-feira. Na média, os meses de junho e julho são os mais frios do ano no centros-sul do Brasil e a segunda quinzena já é caracterizada por uma tendência de elevação das temperaturas. Com o ar frio atuante na quinta-feira, nota-se que grande parte da Região Sul e pontos do Mato Grosso do Sul registraram temperaturas mínimas cerca de 4°C inferiores a média climatológica (média de 30 anos) do dia 20/08.
Na manhã desta sexta-feira (21/08), o sistema frontal se posicionava entre o sul da Região Norte, Centro-Oeste e se estendendo pelo Espírito Santo e Oceano Atlântico. O ar mais frio na retaguarda da frente fria favoreceu temperaturas negativas em vários municípios da Região Sul com geadas amplas e generalizadas. Além da Região Sul, destaca-se a influência da massa de ar frio sobre o Mato Grosso do Sul (mínima de 06°C em Campo Grande), Mato Grosso (mínima de 12°C em Cuiabá) e na Região Norte (mínima de 13°C em Rio Branco no Acre).

O que ainda pode ocorrer?
No sábado (22/08) a frente fria avançará pelo Sudeste durante o dia e atingirá o sul da Bahia a noite. Com isso, grande parte do Brasil ainda terá uma manhã sob a influência da intensa massa de ar frio. Novamente são esperadas marcas negativas na Região Sul e a manhã gelada favorecerá geadas amplas e de forte intensidade no Sul do Brasil além de pontos do sul do Mato Grosso do Sul (http://tempo.cptec.inpe.br/avisos/area/4109). Sobre parte do Centro-Oeste e sul da Região Norte a manhã do sábado poderá registrar as menores temperaturas do ano (http://tempo.cptec.inpe.br/avisos/area/4108). 



Publicidade