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Startups 04-05-2021 | 12:25:00

Startup cria única plataforma online de comercialização de fertilizantes em tempo real do país

Ferramenta possibilita o comprador fazer a cotação do produto, assinar o contrato e efetivar a compra com um prazo de até 180 dias para o pagamento


Por: Redação RuralNews


A ideia do negócio surgiu em 2020, quando a pandemia começou a agilizar a digitalização do agronegócio brasileiro e o CEO da LeveAgro, Eduardo Nunes, identificou a dificuldade de pequenos e médios agricultores conseguirem efetivar boas compras de insumos. “Trabalhando no setor de fertilizantes, com a NPK Soluções, que atendia clientes de porte corporativo percebemos que todo o trabalho poderia ser agilizado pela plataforma, trazendo vantagens e redução de custos para todos os envolvidos”, explica. 
Depois de um ano em desenvolvimento, feito com recursos próprios da empresa, a plataforma entra em operação e pretende, em 12 meses, alcançar 5 mil clientes. O processo de compra e venda é simples, o comprador faz um cadastro e efetua a cotação instantânea de fertilizantes sólidos (matérias-primas ou formulados NPK). As cotações são gratuitas e ilimitadas. Na sequência, ele tem 30 minutos para efetivar a compra e assinar o contrato via e-CPF. A plataforma vende tanto para produtores pessoa física quanto jurídica e consegue um prazo de pagamento de até 180 dias. “Fazemos todo o processo burocrático e de cartório assim como análise de crédito e emissão de CPR (cédula de produto rural) online”, orienta Nunes.

 As cotações podem ser feitas até um ano à frente, dando mais transparência para os clientes e tornando a plataforma como um dos principais benchmark de preços de fertilizantes no país. “A LeveAgro elabora todas as garantidas de forma online, assim como utiliza big data para análise de crédito. Com isso, a ferramenta também traz mais segurança e agilidade no processo de constituição de garantias para emissões de CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio)”, diz o CEO.

A LeveAgro tem mais de 180 fornecedores de fertilizantes no mercado nacional e internacional e fica responsável também pela logística, otimizando os custos das entregas por regiões. “No site, o poder de compra do pequeno e médio produtor aumenta, pois nós compramos por ele. Também há a possibilidade de importarmos diretamente o insumo e inclusive vendermos com nossa marca, caso seja mais vantajoso para o negócio.” A plataforma é simples e intuitiva, mas para os que ainda não estão acostumados com o universo online, há suporte para os usuários.
Digitalização

A plataforma chega em um momento no qual o produtor brasileiro está ávido por soluções digitais, principalmente de cotação e compra de insumos. De acordo com a edição 2021 da pesquisa “A mente do agricultor brasileiro na era digital”, realizada pela McKinsey & Company, com 560 agricultores, mais da metade deles dá preferência para interações digitais na hora de pesquisar cotar, comprar, obter suporte e recomprar fertilizantes. 

A pesquisa aponta ainda que, no último ano, a participação média de gastos realizados em ambiente online cresceu quase 40%, subindo de 21% para 29% dos desembolsos totais. Esse processo foi impulsionado principalmente pela compra de sementes, fertilizantes e produtos de proteção e nutrição vegetal. 

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