Publicidade
Piscicultura 19-10-2024 | 9:45:00

Fim da exigência de certificado sanitário abre mercado dos EUA para tilápia brasileira

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Peixe BR anunciaram o fim de exigência de certificado sanitário para filé de tilápia do Brasil entrar nos Estados Unidos


Por: Redação RuralNews


Entre janeiro e setembro deste ano, o Brasil exportou 3.116 toneladas, sendo responsável pelo abastecimento de 24% do mercado americano de filé fresco e ocupando a segunda colocação. Essa evolução se deve à capacidade empreendedora das empresas de tilápia do Brasil, que nos últimos 5 anos cresceram 440% suas exportações.

Neste ano de 2024, a piscicultura brasileira assumiu a 2ª posição entre os maiores exportadores de filé fresco de tilápia para os Estados Unidos, o principal comprador do mundo. Essa conquista é respaldada pelo explosivo aumento das vendas.
"A qualidade da tilápia brasileira é reconhecida mundialmente e essa é uma grande conquista para o setor", comemora Francisco Medeiros, presidente executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). Segundo ele, os frigoríficos brasileiros conseguem entregar filé fresco de tilápia nos Estados Unidos em no máximo 48 horas após os peixes saírem da água. "Na prática, o peixe é retirado dos tanques numa manhã, segue para processamento à tarde e viaja no dia seguinte para os EUA", salienta Francisco Medeiros.

Essa decisão vai influenciar diretamente o resultado das exportações. "É uma excelente notícia para a piscicultura brasileira. O filé fresco de tilápia será despachado imediatamente após a chegada no aeroporto no Brasil, melhorando nossa competitividade junto ao mercado americano", afirma o presidente da PeixeBR.. Segundo ele, sem essa obrigatoriedade de emissão do CSI, o Brasil vai assumir a liderança na exportação de filé fresco de tilápia para os Estados Unidos em 2025.

TAGS: Piscicultura - Aquicultura - Carnicicultura - Tanques Redes - Tilápia




Publicidade