Publicidade
Milho 20-07-2022 | 12:27:00

Mercado do milho abre com leves perdas nesta quarta-feira

Estabilização das condições das lavouras norte-americanas e chuvas benéficas em muitas regiões do Corn Bel afetam a cotação do cereal


Por: Camilo Motter


– Estimativa da ANEC indica que os embarques de milho brasileiro, em julho, devem alcançar 5,9MT, ante 3,0MT de julho do ano passado. Em junho foram 1,5MT. Ao final do mês, os embarques da temporada terão chegado próximo de 10,0MT.
– Segundo a CONAB, a colheita de milho safrinha em território nacional atinge praticamente 50%, contra 39,8% da semana anterior e 30% de mesmo período no ano passado.

– Já, no Paraná, segundo o DERAL, a colheita alcança 30%. A produção está estimada em 15,5MT ante as 5,7MT do ano passado. As lavouras se encontram em: boas condições, 72%; regulares, 21% e ruins, 7%; os estágios em que se encontram são: frutificação, 21% e maturação, 79%.

– Segundo o IMEA, a produção do MT está avaliada em 39,2MT, queda de 3,5% em relação às estimativas iniciais, devido ao estresse hídrico enfrentado pelas lavouras durante boa parte do ciclo reprodutivo. Mesmo assim, a colheita será 20,3% acima daquela apurada na safrinha do ano passado. O consumo local está projetado em 11,9MT, aumento de 8,6% em relação ao ano anterior e as exportações são esperadas em 23,9MT, elevação de 44,5% em relação à temporada passada.
– Mercado doméstico se mantém travado, pressionado pelo avanço da colheita e pelas recentes perdas nas cotações internacionais. Depois da queda geral de preços, os ofertadores adotaram uma postura de observação e acompanhamento, com negociações apenas pontuais. Muitas integrações se mantêm recuadas, sem indicações de compra.

– As atenções também estão voltadas para o comportamento do câmbio e da CBOT que, juntamente com os prêmios nos portos, formam o preço de exportação. Os níveis de paridade externa devem balizar o comportamento dos preços domésticos na maioria das regiões produtoras do país.

– Indicações de compra na faixa entre R$ 78,00/80,00 no oeste do estado; em Paranaguá, entre R$ 85,00/88,00 – dependendo de prazos de pagamento e, no interior, também da localização do lote.

TAGS: notícias agrícolas - rural news - souagro - sou agro - notícias do agronegócio - portal de notícias - notícias do agro




Publicidade