Aliado da silagem de milho ganha espaço durante a safra de inverno
Para o período do inverno, os materiais de trigo para pré-secado, silagem ou pastejo surgem como alternativas que visam uma melhor rentabilidade da propriedade pecuária
Por: Redação RuralNews
E aos pecuaristas que buscam essa complementaridade, um novo material para a produção de pré-secado e silagem será apresentado na 22ª edição da Expodireto Cotrijal. Ele se junta à linha Energix, da Biotrigo, oferecendo um alimento com alta qualidade nutricional ao gado. “Em comparação aos Energix, esse novo material garante mais segurança em sanidade foliar e uma melhor produtividade de grãos, o que confere ao produtor uma diferença em qualidade nutricional, principalmente quanto à energia”, destaca Luiz. Junto a esses diferenciais, o novo mix contará com um maior volume de silagem por hectare. “O produtor irá investir a mesma quantia e colher mais. Esse fator ajuda bastante o pecuarista a diluir os investimentos que são feitos na safra de inverno”, ressalta.
A qualidade destacada da linha Energix é um benefício importante na propriedade da família Salvador, de Guabiju (RS). Segundo o médico veterinário, Airton Salvador, a silagem de trigo, quando unida à de milho, proporciona uma dieta completa aos animais. “O trigo é um excelente ingrediente, trazendo ótima quantidade de fibra, proteína e amido”, conta. A complementaridade das duas culturas na produção de silagem, porém, não oferece apenas benefícios nutricionais. Para Ariel Salvador, o número de animais presentes na propriedade, 156, só é possível pelo cultivo do trigo para silagem no período do inverno. “Optamos pelo Energix por ele ser uma outra safra de comida para o gado. Conseguimos produzir de 60 a 70% da safra de verão em volumoso e a gente conta com isso para ter o número de animais que possuímos hoje. Senão teríamos que ter muito mais área para ordenharmos a mesma quantidade de leite”, revela.
Novo mix para pastejo
Outra novidade aos pecuaristas que visitarem a Expodireto é o primeiro mix de cultivares de trigo para pastejo do portfólio de nutrição animal. Composto por três cultivares, dentre elas o já consolidado Lenox, o mix possibilitará a implantação ainda mais cedo nas áreas, com semeadura a partir de fevereiro. “Esse novo mix traz maior segurança ao produtor em sua implantação com relação a características fitossanitárias, de rendimento e de qualidade bromatológica”, aponta Luiz. A semeadura antecipada busca corrigir uma das principais dificuldades presentes nas propriedades pecuárias, a transição de pastejo. “Um dos maiores empecilhos é o momento de transição da pastagem de verão para a de inverno, e vice-versa. O grande diferencial que o produtor pode esperar desse material é o fato de ele estar crescendo enquanto a pastagem de verão ainda não perdeu a qualidade”, indica.
Para o pecuarista de Serafina Corrêa (RS), Moacir Orso, a semeadura antecipada do Lenox proporcionou diversas vantagens financeiras. “Conseguimos antecipar a pastagem de inverno em torno de 15 a 20 dias e isso nos trouxe uma rentabilidade muito boa”, comenta. Além disso, o produtor observou a produtividade em litros de leite por dia aumentar. “O gado aceitou muito bem o material. No verão, usando seis quilos de ração e a pastagem de verão, a média foi de 27 litros por dia. Quando entramos com a pastagem de inverno, a média subiu para 30. Se ganharmos três litros por dia durante 15 dias, dá um bom salário”, explica Moacir. Com o trigo para pastejo na propriedade, o pecuarista observou a oportunidade para reduzir o teor de proteína na ração. “No verão era 22%, depois foi reduzindo para 20, 18 e, no pico da pastagem de inverno, começamos a trabalhar com 16%. Isso também gera uma economia”, conta.
Biotrigo Nutrição Animal na Expodireto
Conforme Luiz, é de grande importância a Biotrigo Nutrição Animal estar representada em mais uma edição da Expodireto, devido à troca de experiência com os produtores. “Esse contato próximo com os agricultores é fundamental para que tenhamos uma evolução constante e possamos trazer cada vez mais ferramentas para auxiliá-los da melhor forma possível”, finaliza.