Ciencia e inovação
04-04-2022 | 14:32:00
Por: Redação RuralNews
Hub de inovação no agro, inaugura sede durante a Expo Londrina
Hub foi lançado em agosto do ano passado e agora passa a ter um espaço físico próprio
Por: Redação RuralNews
Estiveram na solenidade de inauguração os sócios do hub, George Hiraiwa, head de relações institucionais, Tatiana Fiuza, head de inovação e Sergio Barbosa, head agro, além de autoridades e parceiros.
Localizado no único ecossistema de inovação do agronegócio reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o hub atua na conexão de empresas e cooperativas tanto com startups, como com grupos de pesquisa. “Lançamos o hub em agosto de 2021 e já reunimos 30 startups em nosso ecossistema. Agora, com a sede pronta, e as restrições da pandemia diminuindo, podemos concentrar o trabalho que já vinha sendo feito em um único local e intensificar as conexões”, explica Hiraiwa.
O Cocriagro tem um espaço físico de 650m², composto por áreas compartilhadas para startups, estações de trabalho, auditório para 45 pessoas, sala de reuniões para 22 pessoas, área de convivência, baias com espaços rotativos para startups e salas para empresas. Além disso, conta com um espaço compartilhado somente para as cooperativas.
No local também está instalada a Smart Farm, onde as startups podem validar suas soluções e fazer um trabalho de campo integrado. "As startups também têm a possibilidade de utilizar outras áreas de nossos parceiros para eventos externos, tais como: dias de campo e desenvolvimento de provas de conceito (POC) de tecnologias inovadoras, por exemplo”, orienta Barbosa.
O hub atua em duas grandes frentes com as startups, as que estão em fase inicial têm apoio na validação tecnológica. Já se a startup está mais madura, o Cocriagro proporciona a conexão com cooperativas, produtores e empresas para apresentação comercial. Assim, essas instituições podem conhecer as agtechs e atuar em iniciativas de inovação aberta, além de adquirir seus produtos e serviços.
A reforma do prédio é resultado de um aporte de R$ 600 mil dos investidores Inquima, Cooperativa Integrada e Sicredi. Além disso, o hub conta com parcerias da Adama, Nova, Belagrícola, Coamo, Sicoob, Baldan, Fairfax, TMG, Bayer e AGCO e dos institutos de pesquisa Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Senai Londrina (IST TIC Senai) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), UEL, UENP e Fundação Shunji Nishimura.